NOSSAS REDES SOCIAIS -

Hora de Apresentar o TCC (ART1338)

A maioria das pessoas tem dificuldade de falar em público. Isso significa que, para elas, apresentar o TCC diante de uma banca e eventualmente de um assistência significa algo que elas gostariam de evitar a todo custo. Mas, isso não pode ser evitado: faz parte do jogo.

Assim, para que você tenha sucesso na apresentação do seu TCC, vamos dar algumas dicas importantes que podem ajudar bastante.

É claro que na Internet você encontrará muitas dicas sobre postura, vestimenta, modo de falar, mas aqui estamos tratando da apresentação de um trabalho técnico e, portanto, nos interessam mais os itens relacionados com este tipo de apresentação.

 

Slides

As faculdades, universidades e escolas técnicas em sua maioria possuem o recurso do datashow que possibilita a apresentação de slides. Cuidados devem ser tomados com o uso destes recursos. Se você não tiver acesso ao sistema um bom tempo antes da apresentação, para verificar se seu arquivo roda sem problemas, no dia, é conveniente levar o mesmo arquivo em mais de uma versão, por exemplo, em pdf e até mesmo uma versão impressa para mostrar no caso de uma pane geral no sistema. Nunca se sabe quando isso pode ocorrer. A utilização de letras grandes é importante para não prejudicar que senta nas últimas filas. Muito cuidado com os erros de português! Costuma-se dizer que uma apresentação não deve ter mais do que 10 ou 12 slides. Evite o excesso de enfeites e imagens.

 

Conteúdo dos Slides

Ao fazer a apresentação nunca leia o texto dos slides, pois isso mostrará que você não domina o assunto. Os slides devem ter frases curtas e você deve explorar o assunto falando com segurança de cada um. A frase deve ser praticamente o tema abordado e deve conter como itens, os assuntos dentro do tema.

 

Leitura

Evite fazer a leitura de textos em papéis ou outros documentos. Se seu trabalho tiver citações, coloque-as num slide. Os papéis ou eventualmente uma ficha devem ser usados apenas para breves consultas sobre o roteiro de sua apresentação, com eventuais lembretes de assuntos que não estão contidos nos slides. A consulta deve ser muito rápido, de modo que sua apresentação não sofra interrupções desagradáveis.

 

Vícios de Linguagem

Será muito importante treinar antes sua apresentação, ou para amigos ou para outros membros do grupo e até mesmo para o espelho, de modo a estudar sua postura. Modo e falar e sobretudo tirar vícios de linguagem. Um dos mais desagradáveis que prejudicam muito uma apresentação é o “né” no final de cada frase, muito comum entre aqueles que costumam fazer apresentações de baixo nível.

 

Termos Técnicos

Na apresentação de um trabalho técnico de eletrônica, telecomunicações, automação existem muitos termos técnicos. Se você usar siglas, explique o significado de cada sigla, quando a utilizar pela primeira vez na apresentação. Nas seguintes, supõe-se que a platéia já a conhecerá. Se usar termos técnicos em inglês ou siglas, certifique-se de que conhece a tradução e tome muito cuidado com a pronúncia.

 

Diagramas

Se usar gráficos ou diagramas certifique-se de que seguem as normas técnicas adotadas pela escola. Evite deixar legendas de gráficos em inglês ou outros idiomas, se elas puderem ser traduzidas. Os gráficos devem conter apenas as informações relevantes à apresentação. Você deve estar apto a explicar o que eles significam quando solicitado.

 

Tempo de apresentação

Teste sua apresentação antes, pois ela não deve ser nem muito curta nem muito longa. Normalmente estima-se um tempo de 20 minutos para a apresentação, sendo 15 para você expor o assunto e mais 5 minutos para a intervenção da banca.

 

Objetividade

Todo trabalho tem começo, meio e fim. Separe objetivamente cada parte de seu trabalho, indicando qual é o seu objetivo, depois apresentando o trabalho em si de modo que você possa demonstrar de que forma atingiu seus objetivos e no final aborde as conclusões a que chegou, tudo de forma muito bem definida.

 

Questionamento

Quando for questionado pela banca, seja objetivo respondendo de forma concisa ao que lhe for perguntado. Nada de “sim”, “não”, “exatamente”. Explique-se, para mostrar que domina o assunto.

 

Parte Prática

Em muitos trabalhos técnicos são apresentados circuitos ou equipamentos em funcionamento. Verifique antes se tudo está funcionando corretamente e treine no manuseio do aparelho, para que você rapidamente possa colocá-lo em funcionamento diante da banca. Explique sempre em detalhes a função exata do aparelho antes de ligá-lo.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Perigo
Quem ama o perigo, nele perece. (Quien ama El peligro, en el perece.)
Cervantes (1547 1616) Dom Quixote Cap XX Parte II - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)