Seleção de Circuitos PWM (MEC099)

Neste artigo apresentamos diversos circuitos de controles PWM ou digitais de motores de corrente contínua, os quais podem ser utilizados em projetos robóticos. No caso e circuitos que usem componentes pouco comuns, sugerimos consultar os fabricantes antes sobre a disponibilidade dos mesmos no nosso mercado.

 

1. PWM com o 555

Nosso primeiro circuito utiliza um circuito integrado 555 e um transistor de efeito de campo de potência (MOSFET) para controlar um motor de corrente contínua. A alimentação do 555 pode ser separada do motor, para maior estabilidade e a tensão do motor pode ser diferente. Neste circuito os diodos ligados da forma indicada garantem que a frequência se mantenha estável alterando-se apenas o ciclo ativo. A frequência geral é dada por C1 que pode ser alterado conforme as características do motor. O transistor de efeito de campo deve ser dotado de radiador de calor se a potência do motor for elevada. O circuito completo é mostrado na figura 1.

 

Figura 1 - PWM com o 555
Figura 1 - PWM com o 555

 

2. PWM com o DRV102 da Burr-Brown (Texas Instruments)

O circuito integrado utilizado por controlar cargas com correntes até 2,7 A e tensões na faixa de 8 a 80 V. Os dois únicos componentes externos servem para ajustar o retardio e o ajuste do ciclo ativo, facilitando assim em muito os projetos que envolvem este tipo de controle. O circuito integrado empregado opera com um oscilador interno de 24 kHz. A entrada de controle deste circuito é digital compatível com lógica TTL.

 

Figura 2 - Controle PWM com o DRV102 da Texas
Figura 2 - Controle PWM com o DRV102 da Texas

 

3. Conversor DC-DC PWM com o MAX669

O circuito mostrado na figura 3 é sugerido pela Maxim e consiste num conversor PWM que eleva a tensão de uma ou mais pilhas para uma saída constante de 5 V com corrente até 1 A. O diodo D1 deve ser do tipo Schottky com baixa resistência direta de condução. O mesmo circuito pode ser elaborado para uma saída de 12 V. Mais informações podem ser obtidas baixando-se o datasheet do componente utilizado.

 

Figura 3 - Conversor DC-DC PWM
Figura 3 - Conversor DC-DC PWM

 

4. Conversor PWM Flay Back com o SG3524

O circuito mostrado na figura 4 é sugerido pela STMicroelectronics, tendo por finalidade fornecer uma tensão simétrica de 15 V com corrente até 20 mA a partir de uma entrada de 5 V. O circuito se baseia num controlador PWM que alimenta um transformador elevado para se obter a tensão desejada. Detalhes sobre o circuito e o transformador podem ser obtidos no datasheet do componente disponível no site da STMicroelectronics (www.st.com) .A frequência de operação do circuito pode ser ajustada para valores até 300 kHz, e o componente é disponível em invólucro DIP-16.

 

Figura 4 - Conversor Fly-Back com o controlador PWM com o circuito integrado SG3524
Figura 4 - Conversor Fly-Back com o controlador PWM com o circuito integrado SG3524

 

5. Controle de 3 A x 50 V

O circuito mostrado a seguir utiliza o A3959, um circuito integrado com a capacidade de controlar cargas até 3 A com alimentação de 50 V. O circuito possui FETs de potência com apenas 290 m? de resistência de condução na saída. O invólucro é DIL de 24 pinos não necessitando de radiador de calor. Informações completas para projeto podem ser obtidas no datasheet disponível no site da Allegro Microsystem (www.allegromicro.com).

 

Figura 5 - Controle PWM com o A3959 da Allegro Microsystems
Figura 5 - Controle PWM com o A3959 da Allegro Microsystems

* Controles de velocidade digitais

 

(M)

 

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group


Passado e Futuro
Estuda o passado se quiseres adivinhar o futuro.
Cunbfúcio (551-479 a.C.) - Analecta

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)