Uma das grandes preocupações de momento em nosso país é com as consequências gravíssimas da presença do mosquito Aedes Egypt, transmitindo doenças gravíssimas como a Dengue e a Zika, além de outras. Veja neste artigo como a eletrônica pode ajudar a combater o mosquito transmissor dessas doenças.
Se bem que esforços estejam se multiplicando no sentido de eliminar os criadouros do mosquito e que recursos químicos como inseticidas e repelentes estejam sendo usados em grande quantidade, existem ainda soluções tecnológicas que, se não podem eliminar totalmente a praga, pelo menos pode ajudar na diminuição de sua ação.
Ao longo de nossa carreira publicamos diversos projetos que envolvem recursos que podem ser usados para ajudar na eliminação do mosquito, espantá-lo ou mesmo atraí-lo para outros lugares.
Muitos desses projetos estão no site e agora vamos indicar sua leitura para os leitores interessados:

 

Espanta mosquitos

Segundo pesquisas, o mosquito fêmea é o que pica e, portanto, o transmissor dos vírus de diversas doenças. Também, as pesquisas revelam que esse mosquito não tolera o ruído das asas de outros mosquitos, preferindo se afastar. Com isso, podem ser encontrados no mercado pequenos aparelhos que emitem o som do mosquito com a finalidade de afastá-los.
No nosso site temos diversos desses aparelhos, cuja eficácia depende de muitos fatores que não podemos prever. Assim, se bem que os aparelhos semelhantes estejam à venda, não podemos garantir 100% que eles realmente funcionem em cada caso, mas podem ajudar. Assim, se o leitor quer tentar:
Repelente Ultrasônico (ART017)
Repelente ultrassônico (ART481)
Gerador de Sons e Ultrassons 4093 (MIN627)
Repelente de Insetos (MA060)
Espanta Mosquito Eletrônico (ART2796)
Espanta Mosquito Ligado à Rede (CIR2804)
Espanta mosquito (MA029)

 

Repelentes químicos

Alguns aromas como a citronela e a arruda espantam os mosquitos, assim são vendidos hoje repelentes baseados nestas substâncias.
Uma ideia é colocar essências dessas substâncias em vaporizadores. Um projeto que pode ser interessante para os nossos leitores é o do nosso aromatizador eletrônico que constantemente vaporiza substâncias no ar, perfumando o ambiente. No caso, a substância usada pode ser uma essência de citronela ou arruda. Veja o artigo em:

Perfurmador Eletrônico (ART1729)

 

Armadilhas

Outra forma de evitar os insetos é através de armadilhas. Uma tela com carga eletrostática ou uma lâmpada ultravioleta podem ser usadas. No caso da lâmpada, é preciso realmente verificar se sua ação é válida no caso dos mosquitos transmissores. Artigos que podem ser adaptados, com a criatividade do leitor são:
Mata Baratas (MA063)
Mata-baratas eletrônico de alta-tensão (ART586)
Mata-moscas eletrônico (ART332)
Espantalho eletrônico (ART589)
É claro que no site o leitor poderá encontra muitas ideias de projeto que podem ajudar a evitar o mosquito, quer seja atuando diretamente sobre o inseto como também nos criadouros.