Com a chegada do coronavírus em nosso país, multiplicando-se os casos de contaminação, a luta para se evitar sua propagação e até mesmo minimizar os efeitos de quem está contaminado não poderia deixar de passar por soluções tecnológicas. De fato, existem alguns recursos tecnológicos envolvendo eletrônica que merecem ser analisados e é isso que faremos em nosso artigo.


Não pretendemos dar soluções completas e nem propor procedimentos que não tenham aval médico. Muito pelo contrário, em nosso site, na seção de meio ambiente qualquer projeto descrito sem tem a recomendação de se fazer sua avaliação para uso a partir das indicações de um médico.
Este é o caso agora, com a presença do coronavírus, analisamos algumas possibilidades interessantes e até encontramos literatura confiável que mostra que podemos usar alguns projetos eletrônicos simples para ajudar no combate desse terrível vírus.
Começamos pelos ozonizadores que sabemos ter um forte efeito bactericida, matando micro-organismos que possam estar presentes no ar e na água. Alguns purificadores de água possuem este recurso, se bem que em artigo nosso alertamos que os que são vendidos em nosso país, em sua maioria não contém as quantidades de ozona geradas o que em excesso pode ser prejudicial.
O fato é que em artigo que encontramos tratando do coronavírus, relata-se que uma grande contaminação em determinado local da China teria ocorrido pelo vazamento de fezes de pessoas contaminadas que se misturaram a água potável, passando assim o vírus. Uma ozonização da água teria evitado o problema.
Assim, se levarmos em conta que existe essa possibilidade da água que chega até nós, que usamos para lavar os alimentos e as nossas mãos possa ter o vírus, a ozonização deve ser considerada como barreira para sua propagação.
No nosso site temos artigos que ensinam a montar (MA013, MA107, MA010, MA069) analisam o seu funcionamento comparando aos ionizadores.
De fato, os ionizadores também foram analisados por especialistas como possível meio de se atenuar a propagação do vírus. Um artigo que encontramos em publicação médica indica que a presença de íons parece afetar os micro-organismos reduzindo sua atividade. Isso ainda precisaria ser analisado.
No entanto, o que se sabe com certeza é que a presença dos íons negativos num ambiente traz alívio para pessoas com problemas alérgicos e respiratórios e pelo que sabemos uma das consequências do coronavírus é justamente atacar as vias respiratórias causando tosse, espirros e problemas respiratórios.
Não vimos ainda a indicação de que um ionizador ambiente poderia trazer alívio as pessoas atacadas pelo vírus reduzindo os sintomas e, com isso trazendo alívio. Algo a ser testado.
Outra possibilidade de desenvolvimento de recursos que possam ajudar na prevenção envolve a emissão de radiação ultravioleta intensa.
Sabemos que a radiação ultravioleta tem uma ação mortal sobre os micro-organismos. Tanto que ela é usada na descontaminação de alimentos e em muitos outros casos.
Hoje com a disponibilidade de LEDs ultravioleta potentes, um descontaminador simples poderia ser elaborado com base neste tipo de componente. Bastaria submeter objetos ou alimentos a uma dose de radiação, ou até mesmo colocar as mãos diante de uma fonte potente por alguns segundos para termos uma “descontaminação a seco” que poderia ser eficiente e útil.
Recomendamos uma pesquisa. Talvez um aparelho descontaminante, semelhante aos secadores de mãos que encontramos na maioria dos banheiros públicos usando ar quente, poderia incluir uma fonte de ultravioleta para completar o processo.
Há muito para o que se fazer e talvez até abrir caminho para a criação de produtos que possam aumentar as barreiras contra contaminações futuras e até aliviar os sintomas do que vier pela frente.
Indo além, talvez até alguém possa chegar a um processo de cura como, por exemplo, pela permeabilização de membranas celulares por ultrassons ou outras radiações, facilitando a absorção dos medicamentos ou mesmo alterando a própria estrutura do vírus, matando-o.
Veja no nosso site muitos artigos que podem lhe dar ideias.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/meio-ambiente-e-saude