NOSSAS REDES SOCIAIS -

Placas de Desenvolvimento e de Avaliação no TCC (ART2082)

Um dos grandes desafios para quem está prestes a se formar num curso técnico ou de engenharia relacionada com a eletrônica, telecomunicações, automação, etc. é o trabalho de conclusão de curso ou TCC. Nos nossos tempos, a disponibilidade de recursos especiais para a elaboração desse trabalho e depois para a própria atividade profissional do formando levam em conta novas tecnologias disponíveis de maneira direta e simples. Falamos das placas de desenvolvimento e de avaliação. Veja neste artigo como elas são usadas tanto na elaboração do TCC e como o conhecimento de seu uso pode ajudar na vida profissional posterior.

Em tempos anteriores, a elaboração de um TCC tanto para o curso técnico como de engenharia relacionados com a eletrônica envolvia um trabalho árduo de pesquisa, cálculos, montagem de protótipos e adaptações para se chegar aos resultados programados.

Os trabalhos de então levavam em conta o que o técnico e o engenheiro da época precisava saber ao desenvolver um projeto.

No entanto, os tempos estão mudando, e muito do que os engenheiros faziam para desenvolver um projeto, hoje é feito pelos engenheiros da empresas que fornecem os produtos que se necessita para o projeto.

Em outras palavras, as grandes empresas fabricantes de componentes não oferecem apenas o componente para que o engenheiro ou técnico os use, mas sim a solução completa.

Elas oferecem o componente com todos as informações e os recursos que se necessitam para que eles sejam usados.

Isso é feito basicamente de duas formas: placas de desenvolvimento e placas de avaliação.

Assim, se o profissional (ou o estudante) que está precisando desenvolver um determinado circuito pesquisar, ele pode encontrar a solução pronta para esse projeto, necessitando apenas adaptações que o levem a uma aplicação específica.

Veja que isso não foge às diretrizes do TCC que é a verificação do conhecimento adquirido ao longo do curso.

Ao se usar uma solução parcialmente pronto, ele apenas salta etapa que, nos nossos dias, realmente devem ser saltadas ao se desenvolver um produto na indústria.

Não se deseja que o engenheiro que está projetando uma solução de áudio calcule e monte todas as etapas de um circuito que pode ser adquirido pronto numa forma integrada. O que ele precisa é saber como usar e como integrar esta solução ao projeto que ele está desenvolvendo.

O projetista, quer seja ele o estudante que está desenvolvendo o seu TCC ou o engenheiro que está criando um produto, pode então numa primeira etapa procurar uma placa de avaliação associada ao produto ou solução que ele pretende adotar no seu projeto.

Por exemplo, se o trabalho inclui um transmissor de controle remoto wireless, pode-se ter uma placa de um fabricante que permita avaliar se a solução que ele fornece funciona da maneira esperada.

Ela é, portanto, um protótipo parcial do que se pretende fazer. Com recursos como a alimentação, o transmissor e o receptor ela permite que o desenvolvedor avalie se aquela placa é a melhor para aquilo que ele deseja fazer.

Uma vez que a avaliação tenha sido feita, pode-se partir para o uso da solução num projeto, agora com uma segunda solução oferecida pelo fabricante que é a placa de desenvolvimento.

Esta placa tem agora os recursos para que o que se deseja montar seja agregado à solução que ela fornece, por exemplo, shields e interfaces de sensores, circuitos externos, etc.

A maioria delas tem até uma região em que os componentes da solução desenvolvida possam ser soldados, ou ainda uma matriz de contatos.

Com isso, o desenvolvimento de projetos comerciais ou TCCs podem ser elaborados com muito maior segurança e baseados em soluções que foram testadas previamente e, por isso, garantidas pelo fornecedor.

 

Onde Procurar Placas de Avaliação e Desenvolvimento

A maioria dos fabricantes de componentes fornece placas de desenvolvimento e avaliação para seus produtos mais complexos, envolvendo microcontroladores, sensores, fontes chaveadas, comunicação sem fio, etc.

A Mouser Electronics , por exemplo, fornece soluções de muitos fabricantes e mais do que isso, com o acesso a literatura dos fabricantes e dos próprios kits, permite que se analise o projeto de uma forma detalhada, fundamental tanto para o desenvolvimento como para a elaboração do relatório.

Vamos tomar um exemplo prático:

Entrando no site da Mouser, encontramos no quadro Product Finder (Buscador de Produtos) a opção “Engineering Tools” (Ferramentas de Engenharia), conforme mostra a figura 1.

.

Figura 1
Figura 1

 

Como desejamos desenvolver um projeto Wireless usando o padrão 802.11, optamos por RF/Wireless Tools, onde abre-se uma janela com centenas de opções de produtos.

Nossa opção foi encontrar ferramentas que nos permitam desenvolver projetos wireless usando o padrão 802.11. Obtemos então a janela mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

Nossa opção será então escolher uma placa de desenvolvimento ou avaliação (evaluation board) para Arduino, o que resulta na tela anterior já com a seleção, conforme mostra a figura 3.

 

   Figura 3
Figura 3

 

Aplicando os filtros (Apply Filters) chegamos a dois produtos que se encaixam exatamente no que desejamos, mostradas na figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

Vamos agora ver o que nos oferece a segunda opção, no caso a placa ABX00003. Clicamos em Learn More (Saiba Mais) para verificar o que ela nos pode oferecer.

A página nos dá todas as informações que precisamos: trata-se de uma placa Arduino Zero de 32-bits ideal para desenvolvimento de aplicações IoT, Vestíveis, Automação, Robôs e muito mais. Na figura 5 mostramos a página que se abre no site da Mouser.

 

Figura 5
Figura 5

 

E, no canto direito temos ainda a opção de aprender mais tanto sobre o Arduino Uno e Arduino 101. E, para mais detalhes , clicando em View Product Detail, temos acesso ao datasheet completo do produto (figura 6).

 

Figura 6
Figura 6

 

 

Conclusão

Dependendo do projeto podemos ter tanto placas de avaliação como de desenvolvimento, já que em alguns casos, a mesma placa pode ter as duas funções.

Assim, ao se decidir que tipo de projeto deve ser elaborado, tanto o estudante em busca do TCC como o profissional, o maker que está criando um produto, podem fazer uma pesquisa completa, tanto por tipo de projeto como também por fabricante.

Uma vez que os produtos selecionados sejam analisados, para se verificar qual deles melhor se encaixa na aplicação, o projetista pode comprar a placa diretamente da Mouser através do endereço de acesso.

Tudo muito simples, facilitando assim o desenvolvedor que pode ir além, também consultando sobre os eventuais shields e breakout boards que devem ser usados no projeto.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mais novidades para 2020

Começamos o ano com força total. Além de novos artigos todos os dias no site, temos muitas novidades para aqueles que nos acompanham. Vídeos e podcasts com assuntos relevantes que podem ensinar muito sobre eletrônica e levar novidades aos makers, professores e inovadores que estão a procura de ideias temos dois livros para vocês.

 

Leia mais...

Autodidata
Ignorante por conta prípria.
Mário Quintana A Vaca e o Hipogrifo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)