Escrito por: Newton C. Braga

Sabemos que o carro elétrico veio para ficar e deve aos poucos substituir os carros comuns com motores de combustão interna (gasolina, álcool e gás). No entanto, alguns problemas ainda impedem a fácil adoção de sua tecnologia e um deles é a bateria.

Lembramo-nos que nos anos 70 visitamos a Gurgel e conversando com o seu proprietário, um pioneiro não reconhecido pelas nossas autoridades, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel eles nos mostrava seu primeiro carro elétrico o Itaipu, cuja bateria pesava em torno de 900 kg!

“Um dia o problema da bateria estará resolvido e teremos soluções compactas viáveis para o carro elétrico”.

Realmente, mesmo a tecnologia atual esbarra não só no tamanho desproporcional das baterias como em sua velocidade de carga. No entanto, a tecnologia da bateria como meio de propulsão elétrica, ao que parece, está fadada a desaparecer com a chegada dos ultracapacitores.

De fato, existem muitos meios de se armazenar eletricidade para uso posterior. A bateria, por exemplo, faz uso de um processo químico.

A carga é feita passando-se uma corrente elétrica através da bateria a qual é responsável por um processo químico em que as substâncias formadas armazenam energia. Na reação inversa dessas substâncias, a energia é liberada na forma de eletricidade podendo ser usada para propulsionar um motor.

No entanto, o processo de carga, além de lento não tem um rendimento dos maiores. Você percebe isso quando carrega seu celular, que além de demorar para carregar esquenta, mostrando que uma boa parte da energia que lhe é entregue se perde na forma de calor.

Uma solução que está sendo aperfeiçoada e a que faz uso de ultra-capacitores;

Os capacitores (antigamente chamados de condensadores) armazenam a energia elétrica na forma de cargas em duas placas de metal tendo entre elas um material isolante. Não existe processo químico. Apenas se bombeia as cargas ligando um gerador a elas.

O processo é muito rápido, pois depende apenas da potenciado gerador, e não há praticamente desperdício de energia.

Os capacitores não têm sido muito usados até agora, pois não podem armazenar muita energia. No entanto, isso está mudando.

Capacitores com uma capacidade imensa de carga, maior do que a de baterias do mesmo tamanho, já podem ser fabricado segundo tecnologias especiais.

Os ultracapacitores, como os de uma empresa francesa chamada Nawa Technologies podem armazenar energia suficiente para um carro percorrer de 50 a 100 km sem a necessidade de recarga.

Mas, o mais importante: o tempo de recarga é de apenas 20 segundos! Menos do que você demora para abastecer seu carro de combustível comum.

Segundo os desenvolvedores da tecnologia, além do uso de ultra-capacitores ser 450% melhor do que a solução que faz uso de bateria comum, suas dimensões serão muito menores. Um ultra-capacitor equivalente a uma bateria de Lítio-Ion atual teria ¼ de seu tamanho.

Sem dúvida, uma tecnologia promissora que já está em teste.

 

 

Imagens: Nawa Technologies
Imagens: Nawa Technologies