O Site do Hardware Livre - OSHW

Sempre mudanças (TP028)

Num mundo em que as inovações tecnológicas ocorrem todo momento, num ritmo que cada vez mais não conseguimos acompanhar, a adaptação das pessoas comuns a tudo que aparece não é fácil. 

 

Vemos cada vez mais pessoas ficarem para trás. Esse mundo, ficando difícil para elas até a simples convivência. São idosos que precisam de ajuda para poderem sacar dinheiro num caixa rápido, ou fazer simples operações que exigem a ajuda de uma máquina e até mesmo utilizar o celular.
Mesmo pessoas de média idade já apresentam dificuldades em utilizar alguns recursos de maior tecnologia em seus carros, no celular ou mesmo numa operação que exige a intervenção de uma máquina.
Cada vez mais, um grupo considerável de pessoas está arriscada a ser excluída de nossa sociedade tecnológica justamente por não conseguir acompanhar as inovações.
Nos mesmos, apesar da idade, estamos sempre atentos aas novidades e procuramos não apenas nos inteirar sobre seu funcionamento e utilizá-las quer seja por necessidade, ou por simples curiosidade.
Não conseguimos, entretanto, assimilar tudo e frequentemente precisamos pedir socorro, quer seja para obter uma simples informação faltante como para nos mostrar um procedimento.
Ficamos a imaginar se isso ocorre conosco que estamos imersos no mundo da tecnologia, o que não dizer daqueles que estão à margem.
Em breve corremos o risco de ter uma parte significativa da sociedade excluída da tecnologia e portanto de todos os benefícios que ela traz, justamente porque esta parte de nosso mundo não consegue acompanhar o ritmo com que as inovações aparecem.
Está na hora de pensarmos nesse mundo excluído, criando mecanismo que facilitem sua integração. Alguns passos tem sido dados, e temos tomado contanto com eles, como os telefones celulares com ícones e teclas grandes para idosos.
A inteligência artificial, sem dúvida, será algo que vai ajudar muito. As pessoas não precisarão conhecer as funções de uma máquina, pois poderão conversar com ela e pedir o que desejam.
Será uma forma de integração de uma vasta do mundo que ainda está fora da tecnologia. Essa parte certamente ainda ficará fora, mas terá um auxiliar diretamente integrado a ela, o seu próprio celular que nesta convergência constate com o ser humano passar a ser seu “órgão tecnológico” de integração com o mundo moderno. Já estamos caminhando para isso com os cobots, os robôs colaborativos e os chatbots de que já tratamos em diversos de nossos artigos.
Mesmo os que estão fora do mundo tecnológico, cada vez mais estarão integrados a eles através de recursos auxiliares. E o passo seguinte será a própria integração desses recursos ao nosso próprio corpo através de chips implantáveis.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Leis
As leis de execução difícil em geral não podem ser boas.(Laws difficult to be executed cannot generally be good.)
Thomas Paine (1717 1809)- Os Direitos do Homem - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)