Um fato importante que observamos no nosso dia a dia é a dificuldade tanto da integração das pessoas mais velhas com a tecnologia como a criação de material tecnológico que as atenda.

 

Todos nós envelhecemos, e nos nossos dias s “gerações” tecnológicas estão separadas por intervalos menores. Antigamente, uma geração estava separada da outra os intervalos que correspondiam aproximadamente a idade dos filhos. Os pais pertenciam a uma geração e os filhos a outra.

Em nossos dias isso mudou. As gerações tecnológicas estão separadas por intervalos menores. Podemos dizer que uns 5 anos já diferenciam duas gerações que usam tecnologias diferentes, que têm interesses diferentes em aplicativos, filmes, e tudo mais que roda no mundo virtual.

Essa grande variação de interesses também é acompanhada de uma variação da tecnologia em uso, em que apenas uns poucos anos de separação já levar as pessoas a usar equipamentos de tecnologias diferentes. Vejo isso nos celulares em que uma geração avança rapidamente com cada tecnologia que é lançada e outras, que já estão um pouco para atrás se contentam o que tem e são relutantes em mudar.

Podemos dizer que existe um “cansaço” tecnológico em que chega o momento em que as gerações diminuem o seu entusiasmo, passando a se contentar com o que sempre usaram, aumentando sua relutância em mudar.

Comparamos isso a um enxame em que a parte dianteira avança cada vez mais rapidamente, enquanto que as partes centrais vão diminuindo a velocidade e a parte traseira se torna muito mais vagarosa. O resultado é o alongamento do enxame, com uma diferença muito grande e velocidade entre a parte dianteira e a parte traseira.

Observamos isso em nossos dias. O alongamento do “enxame tecnológico” em que ao lado de uma fronte que avança rapidamente acompanhando todas as inovações, temos uma parte central mais lenta que reluta em mudar, que ainda mantém hábitos de uma tecnológica anterior e a parte posterior avança muito devagar, apenas quando não há outra saída ou mesmo não avança.

A tecnologia de nossos dias precisa pensar um pouco mais neste fato, não apenas criando inovações que atendam a parte dianteira do enxame e que exijam uma flexibilidade muito maior dos usuários em se adaptar a mudanças rápidas. Precisa também pensar no resto do enxame, criando produtos que atendam às outras partes do enxame.

Conversando com amigo observamos o caso dos filmes disponíveis hoje, que atendem apenas aos mais jovens que pensam no futuro, não havendo uma produção que atenta ao público mais tradicional ou mesmo ao público mais antigo. As novelas da TV ainda fazem isso, daí a razão de sua sobrevivência.

A tecnologia não caminha apenas de olho no futuro. Talvez olhando para o passo em algumas criações atuais, os leitores que pretendam encontrar um mercado diferente, um nicho que ainda pode dar lucros, possam encontrar uma excelente fonte de rendimento.