O Site do Hardware Livre - OSHW

Consciência e a medida do Infinito (AST018)

Com o acesso cada vez maior à informação e graças à internet e o celular, as pessoas estão tomando gradativamente uma consciência maior da imensidão do universo em que vivemos. Na verdade não são todos, pois muitos não conseguem entender, ou ainda porque sua limitação devida a fatores que não nos cabe julgar, não chegam até lá.

AST018S

O fato é que , é cada vez maior o número de notícias e artigos que tratam de assuntos ligados ao cosmos tais como descobertas de novos planetas, buracos negros distantes, galáxias canibais e até mesmo, como já abordamos em outros artigos, os objetos celestes que ameaçam a integridade da terra.

Para muitos é ainda difícil medir as distâncias no universo quando as comparamos com as distâncias aqui na terra. Assim, devemos deixar o metro e o quilômetro para partir para unidades muito maiores, apropriadas à medida de distâncias muito grandes.

Para corpos próximos, o quilômetro ainda funciona. A lua está a apenas 384 000 quilômetros da terra, Vênus na maior aproximação a 40 000 000 de quilômetros e o Sol a 150 000 000 de quilômetros

No entanto, além disso, as distâncias terão expressões com tantos zeros que fica difícil não apenas avaliá-las como expressá-las em textos ou em fórmulas.

Assim, a mais conhecida é o Ano-Luz ou al. 1ano-luz é a distância que a luz percorre em 1 ano. Considerando que sua velocidade é de 300 000 quilómetros por segundo e que um ano tem 31 536 000 segundos, podemos então pelo cálculo: 3 000 000 x 31 536 000 = 9,5 x1012 km, ou seja, 9,5 seguido de 11 zeros!

Usando esta unidade, percebemos que a distância de alguns corpos são enormes. A estrela mais próxima, por exemplo, está a 4,3 anos-luz e a galáxia Andrômeda está a 2,5 milhões de anos-luz! Galáxias a 12 bilhões de anos luz já foram descobertas.

Uma outra unidade interessante é a Unidade Astronômica ou UA. Trata da distância média entre a terra e o sol, da ordem de 149 milhões de quilômetros ou exatamente como definida pela União Astronômica Internacional 1 ua = 149 597 870 700 m.

Temos finalmente uma unidade denominada Parsec de “Por segundo de arco”. Trata-se da paralaxe definida pela distância em que um objeto deve se encontrar para que se deslocando de 1 segundo de arco ele percorra 1 ua.

Essa unidade equivale a 3,0 x 1013 km.

Veja então que a medida de grandes distâncias também exige grandes unidades. O astrônomo deve estar familiarizados com todas elas e ter uma ideia do que representa a grandiosidade do universo.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Dúvida
Pois a dúvida agrada-me não menos que o saber. (Che non men che saver, dubbiar maggrata.)
Dante (1265 1321) - Inferno - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)