NOSSAS REDES SOCIAIS -

Modulador de FM com o 741 (TEL145)

Se o leitor está montando um transmissor de FM ou outro tipo de projeto que exija um pré-amplificador para microfone de eletreto, o circuito aqui apresentado é muito eficiente. Ele pode servir de modulador de alto ganho para transmissores, para excitar amplificadores, etapas de intercomunicadores e em muitos outros projetos.

Muitos pequenos transmissores de FM possuem apenas uma etapa de alta freqüência ficando a modulação a cargo da saída direta de um microfone de eletreto, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Pequeno transmissor de FM
Figura 1 – Pequeno transmissor de FM

 

Para aplicações em que falamos perto do microfone, este circuito funciona perfeitamente, mas ele perde a sensibilidade se quisermos ouvir sons um pouco mais longe do microfone.

Num estúdio ou numa aplicação em que precisamos falar um pouco mais longe é necessário trabalhar com o microfone ligado a uma etapa de pré-amplificação de áudio. O mesmo ocorre se quisermos fazer gravações ou mixagens usando um amplificador comum, caso em que o pré-amplificador se torna necessário.

O circuito que propomos neste artigo é um pré-amplificador universal com ganho controlado e que proporciona um ganho entre 1 e 500, com excelente fidelidade e estabilidade e usando apenas um circuito integrado de baixo custo.

Ajustando o ganho conforme a aplicação garantimos a melhor excitação de qualquer transmissor e a melhor sensibilidade para podermos falar perto ou longe do microfone.

A alimentação pode ser feita com tensões entre 9 e 18 V e como o consumo é muito baixo pode até ser usada uma pequena bateria para esta finalidade, ou aproveitada a alimentação do próprio transmissor ou amplificador com que ele tiver de funcionar.

 

CARACTERÍSTICAS

Ganho: 1 a 500

Tensão de saída: até Vcc (VCC = alimentação)

Tensão de alimentação: 9 a 18 V

Consumo: 5 mA (tip)

 

 

COMO FUNCIONA

Um amplificador operacional do tipo 741 é a base deste projeto. Neste circuito, a entrada não inversora (pino 3) é polarizada com uma tensão de referência igual à metade da tensão de alimentação, o que é proporcionado pelo divisor resistivo formado por R2 e R3.

O sinal de microfone de eletreto vem via C1 e R4. O resistor R1 que na verdade pode ter valores entre 10 e 47 k Ω polariza o eletreto.

O sinal de áudio é aplicado à entrada inversora (pino 2) e amplificado pelo operacional. A amplificação depende da realimentação que é ajustada no potenciômetro P1. Quando este componente se encontra com a mínima resistência (0) temos a realimentação total e o ganho é 1, ou seja, a amplitude do sinal de saída passa a ser a mesma do sinal da entrada.

O sinal retirado da saída do operacional (pino 6) é levado ao circuito externo via C3.

C4 faz o desacoplamento da fonte.

 

MONTAGEM

A Na figura 2 temos o diagrama completo do aparelho.

 

   Figura 2 – Diagrama do modulador
Figura 2 – Diagrama do modulador

 

Na figura 3 temos a disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso.

 

Figura 3 – Placa para a montagem
Figura 3 – Placa para a montagem

 

Esta disposição pode ser aproveitada numa placa maior onde já teremos o transmissor de FM.

O integrado deve ser montado num soquete DlL para maior segurança. Os resistores são de 1/8 W e os capacitores eletrolíticos devem ter uma tensão de trabalho um pouco maior do que a usada na alimentação.

A ligação do microfone de eletreto deve ser feita por meio de fio blindado.

Se for usada fonte de alimentação ela deve ter excelente filtragem.

Uma fonte de alimentação simples é mostrada na figura 4.

 

Figura 4 – Fonte de alimentação simples para o circuito
Figura 4 – Fonte de alimentação simples para o circuito

 

Os fios positivo e de 0 V desta função devem ser blindados. Use um cabo com a malha conectada ao 0 V e o condutor central ao positivo para ligar esta fonte ao pré-amplificador.

Para usar uma tensão maior de alimentação temos uma possibilidade de redução conforme mostra a figura 5.

 

Figura 5 - Circuito redutor de tensão
Figura 5 - Circuito redutor de tensão

 

O circuito integrado regulador de tensão neste caso não precisa de radiador de calor.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho podemos ligar sua saída por meio de fio blindado a entrada de um transmissor ou de um amplificador comum.

Abrimos o volume do amplificador e ajustamos P1 para se ter a melhor reprodução. No caso de um amplificador, dado o elevado ganho podem ocorrer realimentações acústicas (microfonia) que é um forte apito.

Esta microfonia pode ser reduzida com a diminuição do ganho do pré-amplificador ou com a redução do volume. Também eliminamos esta oscilação com o distanciamento do microfone do alto-falante.

Para usar ajuste P1 de modo a ter a melhor modulação sem distorção.

 

Semicondutores:

Cl-1 - 741 - amplificador operacional circuito integrado

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 33 k Ω - laranja, laranja, laranja

R2 e R3 - 22 k Ω - vermelho, vermelho, laranja

R4 - 4,7 k Ω - amarelo, violeta, vermelho

 

Capacitores:

C1, C2, C3 - 10 µF - eletrolíticos

C4 - 100 µF - eletrolítico

 

Diversos:

P1 - 1 M Ω - potenciômetro

MIC - microfone de eletreto de dois terminais

Placa de circuito impresso, soquete para o integrado, fios blindados, fonte, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Orgulho
Se não tivéssemos orgulho, não nos queixaríamos do orgulho dos outros. (Si nous navions point dorgueil, nous ne nous plaindrions pás de leui dês autres.)
La Rochefoucauld (1613-1680) - Reflexões - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)