Foi-se o tempo em que os dispositivos eletroeletrônicos de uma residência ou mesmo instalação comercial eram comportados. Com a chegada dos computadores, lâmpadas econômicas e dispositivos controlados por SCRs, IGBTs e MOSFETS com PWM o nível local de interferência a tal ponto que não é mais possível ouvir o velho rádio AM nestes locais. Como fazer é o que respondemos neste artigo.

Antigamente, quando os rádios AM (e depois os FM) eram o único meio de se ouvir música, notícias e alguns programas de variedades não havia problemas de interferências.

Lâmpadas incandescentes não geram ruídos e numa residência o máximo que se tinha era um televisor valvulado (que gerava alguma interferência), amplificadores, fornos elétricos ou fogareiros, e o chuveiro que não gera ruídos elétricos.

Com o passar do tempo, fontes de interferência começaram a aparecer chegando ao computador, dispositivos chaveados como fornos de microondas, controles de eletrodomésticos, e muitos outros que tornaram impossível a audição de um simples radinho AM nas suas proximidades.

No entanto, ainda existe muita gente que curte as transmissões de AM, principalmente de emissoras tradicionais como a Radio Globo, Bandeirantes, Jovem Pan, Gaucha, e outras e que gostariam de poder continuar com sua recepção AM normal.

O que fazer? Porque existe tanto interferência nesta faixa que tende a acabar?

 

A Interferência no AM

Na modulação em amplitude a intensidade de um sinal varia entre 0 e 100% conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Modulação em amplitude
Figura 1 – Modulação em amplitude

 

Assim, se um sinal interferente, mesmo que de intensidade menor que a amplitude máxima do AM cai nos intervalos de menor intensidade conforme mostra a figura 2, ele aparecerá no receptor e se traduzirá na forma de som desagradável.

 

Figura 2 – A interferência em AM
Figura 2 – A interferência em AM

 

Isso torna o sinal de AM mais sensível à interferência do que os sinais modulados em frequência. Neles, a amplitude é constante, pois quem varia é a frequência.

Assim, os sinais de interferência menores que sua amplitude são cobertos pelo sinal principal e não causam problemas.

As transmissões em frequência modulada são, portanto, menos sensíveis a interferências.

 

Computadores e Outros Aparelhos

A comutação rápida dos circuitos de um computador produzem sinais que se espalham pelo espectro cobrindo uma ampla faixa de frequências, com picos nas faixas mais baixas, principalmente na faixa de ondas médias (AM), conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 – Espectro de interferências de circuitos comutados
Figura 3 – Espectro de interferências de circuitos comutados

 

Esse mesmo espectro de interferências é válido para os circuitos comutados com triacs e SCRs como controles de potência, dimmers, fornos de microondas e muitos outros.

Uma boa parte dos sinais gerados por estas fontes de interferência se propagada pela rede de energia chegando aos receptores desta forma, conforme mostra a figura 4.

 

Figura 4 – Propagação via rede de energia
Figura 4 – Propagação via rede de energia

 

Neste caso, podem ser usados filtros que evitam a propagação da interferência a partir do ponto em que ela é gerada ou colocados junto ao receptor interferido.

No entanto, uma parte dos sinais é irradiado tanto a partir do próprio aparelho interferente como pela rede de energia por onde o sinal se propaga e que funciona como uma antena.

Em alguns casos a conexão do aparelho interferente à terra minimiza o problema, mas em outros é preciso também contar com a ajuda de filtros.

De qualquer maneira mesmo usando filtros no aparelho interferente ou aterramentos, os sinais podem ser ainda suficientemente intensos para afetar a recepção de um radio AM portátil.

Mesmo porque, normalmente em uma residência moderna não é apenas um o aparelho interferente, conforme já salientamos: temos as lâmpadas econômicas, lâmpadas fluorescentes, aparelhos da linha branca e muitos outros.

Se aterramentos e filtros não resolverem existem ainda uma solução mais complexa que é o uso de antena externa com cabo blindado até o receptor, mas nem sempre isso também resolve.

Em regiões de elevado nível de interferência externa como em cidades densamente povoadas com estações emissoras, fábricas e oficinas o nível externo de ruído também é elevado.

Por esta sensibilidade à interferências, o AM esta com os dias contados, devendo ser empregada a transmissão de digital na mesma faixa ou em outra.

 

Por que o digital não sofre interferência?

A transmissão digital tem por característica uma enorme imunidade à interferências.

Nas técnicas usadas na telefonia celular, os pacotes de rádio (dados) se concentram numa faixa tão estreita do espectro que podem fugir aos ruídos escolhendo os pontos do espectro em que não estão presentes e saltando constantemente de lugar (frequency hopping ou salto de frequência).

Isso significa que além de uma grande imunidade às interferências e ruído o aproveitamento do espectro é muito maior com muito maior capacidade de transmissão dos canais.

 

Solução Digital Simples

Se o problema na recepção do AM (e outras faixas) é causado por um computador nas vizinhanças de seu receptor e ele tem conexão à internet você pode continuar ouvindo suas estações preferidas e mais do que isso, estações de todo o mundo sem o problema da interferência.

 

Como?

Basta ter um telefone celular que você não usa mais com acesso à internet e seu computador ter uma rede sem fio interna (wi-fi).

Você baixa então na internet um dos muitos aplicativos de radio como o Radiosnet (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.radios.radiosmobile.radiosnet&hl=pt_BR)

Instalando no seu celular você pode acessar via web sua rádio preferida, já que a maioria das rádios que transmitem em AM, FM e mesmo outras faixas estão também na forma digital pela internet.

Outros aplicativos são o Radio online, Tunein Radio, etc.

Como a transmissão é digital, dentro dos limites do seu Wi-Fi, o som é puro e sem interferências. O máximo que pode ocorrer é que, se sua conexão à internet for de muito baixa velocidade, interrupções podem ocorrer.

No gráfico da figura 5 temos os tipos de interferência e sua origem.

 

Figura 5 – Ruídos e interferências
Figura 5 – Ruídos e interferências