O que são

Na prática, o leitor pode encontrar diversos componentes, além dos que vimos, formados basicamente por b obinas, ou seja, enrolamentos de fios esmaltados e mesmo fios comuns. Na figura 1 encontramos alguns deles tais como:

 

 

a) Filtros passa-baixas usados em telefonia, filtros de rede, etc

b) Sensores

c) Microfones magnéticos

d) Cabeças de gravação e leitura

e) Bobinas de antena

f)  Bobinas captadoras

g) Fones magnéticos

 

O princípio de funcionamento desses componentes não muda muito: ou eles criam algum tipo de campo magnético pela passagem da corrente ou ainda sentem o campo magnético externo, fornecendo um sinal externo.

 

 

O que devemos testar

Para todos esses componentes, o que testamos basicamente é a continuidade da bobina. Devemos apenas estar atentos para os casos em que o componente não é apenas formado por uma bobina, havendo outros componentes adicionais como no caso de filtros.

 

Instrumentos Usados no Teste

Provador de continuidade

Multímetro

 

 

Que Componentes Indutivos podem Ser Provados

Qualquer componente que seja basicamente formado por uma bobina de fio esmaltado ou outro fio condutor. A prova consiste simplesmente em se verificar se a bobina apresenta ou não continuidade. Em alguns casos podem ser testada a existência de curtos, conforme procedimento explicado no caso das Bobinas e Indutores.

 

 

Procedimento

a)Desligue os terminais do componente que vai ser provado.

b)Se usar multímetro, escolha as escalas mais baixas (x1 ou x10) de acordo com sua resistência e zere-o. Para o provador de continuidade não são necessários ajustes.

c)Encoste as pontas de prova do instrumento nos terminais do componente em teste.

A figura 2 mostra o procedimento para esse teste.

 

 

 

Interpretação da Prova

A bobina deve apresentar continuidade e a resistência encontrada depende do tipo de componente testado. Pode variar tipicamente entre fração de ohm a mais de 1 000 ohms.  Uma resistência muito alta, acima de 100 k ohms indica uma bobina aberta.  Veja que esse teste não revela a eventual existência de espiras da bobina do elemento em teste que estejam curto-circuito.

 

 

Outras Provas

Dependendo do componente outras provas podem ser realizadas. No caso de microfones, por exemplo, pode ser usado um amplificador ou mesmo um osciloscópio.

Na figura 3 mostramos como usar um osciloscópio comum para testar um microfone.

 

 

A fonte de sinal pode ser um oscilador de áudio (gerador de funções, por exemplo), ligado a um amplificador comum ou ainda a própria vóz de quem faz o teste. Sensores magnéticos também podem ser testados pelo osciloscópio, com a passagem de imãs diante dos mesmos, o que permite gerar pulsos de sinais que devem ser visualizados. A figura 4 mostra como isso pode ser feito.

 

 

Observações

É preciso tomar cuidado com alguns componentes magnéticos que possuem circuitos internos de excitação e que portanto não podem ser testados simplesmente pela medida de sua continuidade. É o caso de alguns buzzers e sensores que já incluem no seu interior os circuitos amplificadores, osciladores e até mesmo processadores que fornecem sinais digitalizados ou analógicos.

Esses componentes não podem ser testados com os procedimentos que descrevemos. Para alguns casos, é possível abrir o componente e acessar diretamente os terminais do transdutor e fazer seu teste, tomando apenas o cuidado para que nesse teste, o circuito não tenha influência nos resultados.