O teste de uma tomada de energia é simples, pois em princípio, basta ligar algum aparelho e verificar se funciona.

No entanto, a maior dúvida que pode haver no caso de uma tomada de um local desconhecido, é saber se a tensão encontrada é de 110 V ou 220 V.

A precaução é plenamente justificada, pois se um aparelho de 110 V for ligado numa rede de 220 V pode haver sérios danos ou mesmo a queima completa.

Diversas são as maneiras de saber se uma tomada fornece uma tensão de 110 V ou 220 V, sem o conhecimento prévio ou exame da instalação:

 

a) Usando a lâmpada de prova

Na figura 1 temos o modo de usar a lâmpada de prova nesta verificação.

A lâmpada de 220 V acenderá com seu brilho normal, se a tensão da tomada for de 220 V, mas acenderá com brilho reduzido se a tensão da tomada for de 110 V.

 

Usando a lâmpada de prova.
Usando a lâmpada de prova.

 

b) Usando o multímetro

Um multímetro na escala VOLTS AC 0-300 ou maior pode ser usado, conforme sugerido na figura 2.

 

Testando uma tomada com o multímetro.
Testando uma tomada com o multímetro.

 

Este instrumento indicará a tensão da tomada com precisão.

 

Cuidado: ANTES de usar, ajuste o multímetro para a escala desejada. Nunca use outras escalas, pois um erro no ajuste pode queimar seu instrumento!

 

c) Usando o indicador de LED

Um tipo de indicador de tensão encontrado em mercados e casas de materiais elétricos é o mostrado na figura 3, que possui LEDs (pequenos pontos de luz) que acendem conforme a tensão.

 

Usando o indicador de LEDs no teste de uma tomada.
Usando o indicador de LEDs no teste de uma tomada.

 

Este tipo de indicador também pode ser usado para saber se a tensão de uma tomada é 110 V ou 220 V.

Observamos que se for notada alguma anormalidade de funcionamento numa tomada, além do teste de tensão deve ser feita uma verificação de seu estado, com sua parcial retirada.

Contatos oxidados ou sinais de aquecimento com peças deformadas ou queimadas indicam que a tomada deve ser trocada.

 

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes.