O Site do Hardware Livre - OSHW

A Palavra é Inovar (ART4164)

Nunca antes a palavra inovar esteve tanto em destaque no mundo da tecnologia. Inovar pode ser definido como realizar algo novo, algo que nunca ninguém faz. No mundo maker significa produzir novidades e no mundo dos negócios criar alguma coisa que ainda não existe no mercado. Veja neste artigo como ser um inovador.

ART1810S

Num mundo em constante transformação inovar não significa apenas a possibilidade de se criar algo de novo que possa ser usado pelas pessoas ou ainda que satisfação quem criou, que pode ser tornar uma pessoa conhecida na mídia.

No mundo da tecnologia em que existe uma corrida constante no sentido de se criar coisas novas, não apenas como questão de sobrevivência para um negócio como também para suplantar a concorrência e se manter vivo, a informação sobre tudo que há de novo, tudo que inova deve estar fluindo constantemente em seu meio.

Estar por dentro das inovações dos outros significa também não perder o fio da história e acompanhá-los e num “estalo” de ideias, passar na frente. Nem que seja por alguns instantes apenas, mas estes instantes no mundo atual pode significa a possibilidade de ganhar muito dinheiro e de realmente ser um inovador que fez história em algum momento.

As transformações de nosso mundo são muito rápidas. Um produto lançado hoje em poucas semanas pode se tornar obsoleto pelo aparecimento de um melhor. Temos também de estar preparado para isso.

Na inovação, um termo muito em moda que é a preocupação constante dos makers, sejam eles pessoas que estão em busca de algo para negociar ou empresas em busca de um produto inovador é o Time do Market ou Tempo até o Mercado de que já tratamos em outros artigos (ART4102).

A inovação exige atenção, sensibilidade, criatividade e agilidade no desenvolvimento. Estas são as chaves da inovação que pode leva-lo ao pleno sucesso como ao fracasso.

Temos visto muitas pessoas (muitas delas nos escrevem) que travam facilmente em seus projetos que, mesmo sendo inovadores às vazes carecem de um suporte técnico apropriado. Esta pequena trava que pode atrasar um projeto pode significar a diferença entre sair na frente e tomar o mercado antes do concorrente ou sair depois e não conseguir nada.

Ser inovador exige prática e agilidade. Já tratamos em diversos artigos nossos sobre as qualidades que o maker deve ter para garantir sucesso em sua criação. Falamos da criatividade em ART1169 e no artigo Quem Inventa é Inventor. (ART4163).

Em diversos artigos temos tratados das qualidades que deve ter um maker para garantir sucesso em suas atividades. Incluímos neles um tema que se nos mostra de extrema importante e que está de certo modo relacionado com a maneira de pensar das pessoas. A Heurística.

Se bem que muitas autoridades não deem a devida importância ao estudo da filosofia, esquecendo que ela é a mãe de todas as ciências e que tudo o que fazemos e que as outras ciências abordam depende dela, defendemos o ensino de filosofia nos cursos técnicos e de engenharia.

O engenheiro não deve apenas saber fazer, mas também saber pensar e isso nos leva a filosofia e a Heurística. Para desenvolver habilidades no campo da criatividade, inovação, inspiração (veja nosso vídeo 142), o maker o profissional de todas as atividades que tratam com a tecnologia devem conhecer fundamentos básicos de filosofia.

 


 

 

A lógica, a heurística, a ética a moral são fundamentais não apenas como uma base para que o engenheiro ou o maker vivam melhor em sociedade como saiba desenvolver projetos inovativos que ajudem a sociedade.

Comecem a ler Platão e, como dissemos, use suas ideias para que você, inclusive entenda melhor a física quântica e a aplica nas tecnologias modernas. Pode parecer demais, mas é a realidade que algumas instituições que ensinam engenharia já estão entendendo e incluindo em seus currículos.

Inovação não é matéria eletiva mas sim fundamental em qualquer currículo e isso dentro do ensino de filosofia.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Aniversário - 10 Anos (OP195b)

Este é um mês especial para nós. Comemoramos o décimo aniversário do Instituto Newton C. Braga e de nosso site. O que se pensou inicialmente que seria um pequeno blog para dar continuidade ao meu trabalho de até então 50 anos se tornou um verdadeiro portal da eletrônica com edições em espanhol e em inglês. Na verdade, quando isso ocorreu o pensamento de alguns é que as coisas na internet estavam com os dias contados. Era uma “Febre de Momento” como ouvi dizer de alguns. Não era e fomos em frente.

Leia mais...

Amar
Se quiseres ser amado, ama. (Si vis amari, ama.)
Sêneca (55 a.C - 39 d.C.) - Epístolas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)