Um circuito que permite a realização de provas imediatas de transistores PNP de uso geral. O sistema é de condução com corrente contínua e a indicação é feita por um LED. Basta colocar o transistor em teste, que pode ser de qualquer tipo PNP, nas garras, observando a função de cada termina! (E = emissor, B = base e C = coletor).

Ligamos S1 e ajustamos P1 até o LED acender. Deve existir uma faixa de posições em que ele permanece aceso e outra em que ele permanece apagado.

Se o LED acender com todo o brilho em todas as posições, o transistor está em curto. Se o LED não acender em nenhuma posição é porque o transistor está aberto.

Nestes dois casos, o transistor não deve ser usado.

Se o LED acender fraco, mesmo na posição máxima de P1, então temos um transistor de baixo ganho. Se a faixa em que ele não acende for estreita, então temos um transistor de bom ganho.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho que é alimentado por 4 pilhas comuns.

 


 

 

A montagem numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 


 

 

O LED pode ser vermelho comum ou de qualquer outra cor, e o potenciômetro pode ser de 100 k, 220 k ou mesmo 470 k, tanto lin, como log.

O resistor R2 de 1/8 ou ¼ W também pode ter valores na faixa de 330 ohms até 1k.

O aparelho poderá ser monta- do numa caixa.

 

LED - LED vermelho comum

B1 – 6 V - 4 pilhas pequenas

P1 – 22 k - potenciômetro

R1 - 2k2 - resistor ( vermelho, vermelho, vermelho)

R2 - 470 ohms - resistor (amarelo, violeta, marrom)

S1 - Interruptor simples

Diversos: ponte de terminais, fios, suporte para 4 pilhas, garras jacaré, caixa para montagem, botão para o potenciômetro, etc.