NOSSAS REDES SOCIAIS -

Verificação de fugas em capacitores (INS425)

Capacitores com fugas são motivo de diversos tipos de problemas em equipamentos eletrônicos. Nos amplificadores a presença de um capacitor com fuga pode causar distorções e perdas de rendimento.

Obs. Este artigo é de uma publicação nossa de 1986, no entanto é ainda atual pelas técnicas que ensina. Nos artigos seguintes temos outros usos para este instrumento.

Em circuitos de potência a presença de um capacitor com fugas pode causar aquecimento excessivo e perda de rendimento.

Em circuitos pré-amplificadores de áudio e misturadores um capacitor com fuga pode causar perda de rendimento e a produção de ruídos.

Um capacitor com fuga é um capacitor em que o isolamento-entre as armaduras deixa de existir, passando a circular uma pequena corrente que se torna problemática em muitos circuitos.

Na figura 1 vemos que entre as placas de um capacitor deve existir um isolamento perfeito.

 


 

 

A presença de umidade ou ainda a produção de uma faísca por excesso de tensão pode prejudicar o isolamento que passará dar passagem à corrente.

Em condições normais, um capacitor apresenta uma resistência muito alta, superior a centenas de megohms. Com a fuga, essa resistência pode cair a menos de 1 M, e com isso o capac1tor deixa de apresentar as propriedades exigidas pelo circuito em que ele é usado.

Para verificar se um capacitor está com fuga, devemos retirá-lo do circuito e usar o multímetro na sua escala mais alta de resistência, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

A resistência medida na prova, depois que o ponteiro estabiliza, deve ser superior a 10 M para capacitores de poliéster,óleo,cerâmica,até 1 uF.

Para capacitores eletrolíticos essa resistência deve ser superior a 1M. Em alguns casos (fontes) até mesmo uma resistência de 500 k ou pouco maior, em capacitores de filtro de grande valor, é tolerada.

Se na prova da fuga de capacitores eletrolíticos de grande valor, ou de outro tipo acima de 470 nF o ponteiro não fizer um movimento oscilatório sensível antes de se estabilizar, então o capacitor estará aberto, ou seja, a ligação dos terminais com as placas está interrompida.

Nestas condições, o capacitor não poderá ser usado.

Se na prova, a resistência indicada for nula, então o capacitor se encontra em curto, não podendo ser usado.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Talento
Com o talento faz-se o que se quer. Com o gênio, faz-se o que se pode. (Avec le talnt on fait ce quon veut. Avec le gênie on fai ce quon peut.)
Ingres (1780 - 1867) - Diário - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)