NOSSAS REDES SOCIAIS -

Teste de crossover (INS430)

Este artigo é de uma publicação nossa de 1986, no entanto é ainda atual pelas técnicas que ensina. Trata-se de artigo de utilidade para quem deseja reparar ou recuperar equipamentos da época. Os artigos que seguem este e mesmo outros do site fornecem técnicas da mesma época para reparação desses equipamentos.

Filtros divisores de frequências, como o da figura 1, podem ser testados com a ajuda de um gerador de áudio e de um bom amplificador, além de resistores de carga.

 


 

 

A ligação do equipamento é feita conforme mostra a figura 2.

 


 

 

Os resistores devem ser de fio e a prova deve ser feita em baixo volume, com uma potência entre 5 e 10 watts, para que não haja perigo de sobrecargas.

O que fazemos inicialmente é usar o gerador na faixa dos 10 aos 500 Hz e verificar o ponto em que a leitura do multímetro na escala de tensões alternadas (AC Volts) cai. Neste ponto temos a frequência de transição de graves para médios.

Depois ligamos o mesmo multímetro, na mesma escala, na saída do mid-range e varremos a faixa de 100 Hz aos 2 000 Hz. O ponto em que começa a subida da tensão deve ser o mesmo em que tivemos a caída no teste anterior.

O outro ponto, em que temos nova queda de tensão, é a transição de médios para agudos. (figura 3)

 


 

 

Passamos em seguida para a saída de agudos (tweeter) e varremos a faixa de 1 000 Hz aos 5 000 Hz. O ponto em que começa a subida de tensão indica o início da faixa de agudos do crossover.

O mesmo procedimento pode ser usado no caso de teste de crossovers ativos ou equalizadores.

Neste caso, a ligação dos diversos equipamentos é feita conforme mostra a figura 4.

 


 

 

Veja que, se num teste de oficina um crossover não indicar subida de tensão onde ela é esperada, isso pode significar bobinas interrompidas ou capacitores abertos.

Excesso de potência ou curtos acidentais podem ser a causa de danos internos a um filtro divisor de frequência.

A reparação nem sempre é possível, mas em geral a solução é a troca dos componentes danificados, se forem os capacitores. ou o enrolamento das bobinas, se forem elas a causa do problema.

Nos filtros em que existem potenciômetros (que são mais raros) estes são tipos de fio, que podem sofrer problemas de sobrecarga com a interrupção do seu elemento resistivo. Neste caso, a única solução é a troca do componente.

O mesmo tipo de análise também é válida para filtros de dois canais. caso em que teremos dois pontos de subida e um ponto de transição, conforme a curva característica mostrada na figura 5.

 


 

 

Veja que, em nenhum dos testes recomendamos a ligação dos alto--falantes, pois estes apresentam pontos de ressonância que afetam as medidas. Por este motivo é que nos levantamentos de características sempre preferimos a utilização de resistores de fios que são cargas que apresentam uma característica de impedância constante, independente da frequência de prova.

A excitação do amplificador usado na prova deve ser feita com sinal senoidal de intensidade constante. A curva de resposta do amplificador deve ser conhecida para melhor segurança na interpretação dos resultados.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Talento e Gênio
O talento sem gênio é pouca coisa. O gênio sem talento não é nada. (Le talent sans gênie est peu de chose, Le gênie sans talent nest rien.)
Paul Valéry (1871 - 1945) - Miscelânea - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)