Este é o método "de ouvido" que não necessita de equipamento especial. O único material é a chave de calibração de madeira ou plástico.

Para calibrar o receptor usando este método usamos estações que possam ser captadas no extremo superior e inferior da faixa, usando seu sinal como referência. Na figura abaixo mostramos como ligar uma antena externa para o caso dos ajustes serem realizados num local de difícil recepção.

 

Procedimento

 

 Calibrando um Receptor AM
Calibrando um Receptor AM

 

a) Ajustes das FIs

* Sintonize uma estação fraca em qualquer ponto da faixa e ajustes os núcleos dos transformadores de FI para ter o máximo de volume.

* Se perceber que chega um ponto em que o sinal da estação satura, mude-o de posição de modo que a intensidade do sinal diminua ou então desligue a antena

* Retoque os ajustes até obter a máxima sensibilidade

 

b) Ajuste de RF (misturador, oscilador e amplificador de RF)

* Sintonize uma estação no extremo inferior da faixa. Se a frequência sintonizada não (mostrada na escala) não coincidir com a frequência da estação (real), ajuste o núcleo da bobina osciladora até levar a estação até o ponto certo da escala.

* Se a diferença for muito grande pode haver perda de sensibilidade com necessidade de novo ajuste das FIs.

* Passe agora a sintonia para uma estação no extremo superior da faixa.

* Se a frequência da estação não coincidir com o valor mostrado no mostrador, leve-a ao ponto certo atuando sobre o trimmer ou núcleo da bobina osciladora.

* Retoque os ajustes anterior até obter a máxima sensibilidade.

 

Os ajustes são independentes, por isso devem ser refeitos algumas vezes até se obter a melhor recepção (máxima sensibilidade). Estes ajustes são válidos para receptores de diversas faixas. No entanto, para eles ajustamos as FIs em apenas uma faixa e a osciladora e misturadora são ajustadas separadamente para cada faixa.