Dois circuitos integrados de baixo custo podem ser combi9nados de modo a se obter um freqüencímetro digital versátil. Como fazer isso é descrito no Application Note AN37 da Microchip que reproduzimos parcialmente neste artigo. Os componentes usados são um ADC e um conversor freqüência-tensão.

A idéia básica do projeto da Microchip (www.microchip.com) é combinar um conversor analógico-para-digital com um conversor freqüência-para-tensão de baixo custo. O ADC (TC7136) gera a tensão necessária para o conversor freqüência-para tensão (FVC) do tipo TC9400. A saída TEST do TC7136 é regulada para 5 V abaixo da tensão de bateria (+V) e a saída ANALOG COMMON é regulada para 3 V abaixo do +V, conforme mostra a figura 1.

 

Tensões nos pinos de alimentação do TC7136
Tensões nos pinos de alimentação do TC7136

 

A tensão de teste é usada como fonte de referência para o TC9400 e a ANALOG COMMON serve como terra para o comparador e o amplificador integrador. O TC7136 é projetado para excitar diretamente um mostrador de cristal líquido de 3 1/2 dígitos, o que simplifica enormemente o projeto, sem a necessidade de qualquer tipo de conversão.

O ADC TC7136 pode aceitar uma entrada positiva máxima de 2 V, já que sua entrada é referenciada ao ANALOG COMMON que está apenas 3 V abaixo de +V. A excursão da tensão interna do integrador tão tem a mesma limitação porque uma entrada positiva resulta numa excursão negativa da integração. Estas tensões são mostradas na figura 2.

 

Tensões nos pinos do TC9400
Tensões nos pinos do TC9400

 

Uma bateria totalmente carregada dá uma faixa de 6 V. Os componentes de integração (R4 e R6) são selecionados com conjunto com a freqüência do oscilador para se obter uma amplitude para a rampa de integração de aproximadamente - 3 V com uma entrada de 3 V do TC9400.

O oscilador é ajustado para operar em 48 kHz (R3 e C2) para máxima rejeição de sinal captado na linha de alimentação. Isso resulta numa taxa de 3 conversões por segundo. As tensões não padronizadas do TC9400 exigem alguma criatividade para se ajustar ás tensões do circuito. O ganho (Vout x FREQ) do TC9400 é determinado pelo balanço da carga do capacitor C9 e da realimentação do resistor integrador (R10) os quais foram selecionados para uma saída de aproximadamente +2 V (referenciada para ANALOG COMMON) com uma freqüência de entrada de 20 kHz. O resistor de polarização (R9) determinado pelo limiar da entrada do comparador foi selecionado para uma faixa de sensibilidades de entrada de 250 mV a 10 V (pico a pico) de um sinal senoidal ou retangular na entrada do FVC.

O circuito de entrada é elaborado com um resistor limitador de corrente, um capacitor bloqueador de DC (C7), um diodo ceifador (D1) e um resistor de polarização (D1). O diodo também ajuda a prevenir oscilações negativas do sinal evitando que o comparador trave, enquanto que R6 limita a corrente nas transições positivas.

 

 

Diagrama do Freqüencímetro com TC7136
Diagrama do Freqüencímetro com TC7136

 

O circuito completo do freqüencímetro digital é então mostrado na figura 3. Observe que sua alimentação é feita a partir de uma bateria de 9 V que terá excelente autonomia dado o baixo consumo do circuito.

A faixa de freqüências medida por este instrumento vai de 0 a 20 kHz com uma resolução de 3 1/2 dígitos. Mais informações sobre os componentes usados neste projeto podem ser obtidas diretamente no site da Microchip.