Todo técnico reparador de televisores e equipamentos de vídeo precisa de um gerador de padrões. Com ele é possível não só alinhar um televisor depois da substituição de componentes como também verificar o funcionamento na ausência de sinais das estações locais. No entanto, esses geradores são caros e o técnico iniciante nem sempre pode investir na aquisição de um. Uma solução inicial simples, consiste em se montar um gerador mais modesto que possa pelo menos servir para comprovações de funcionamento e ajustes de linearidade e altura. Este simples gerador, que produz apenas barras horizontais, é descrito neste artigo e pode aproveitar até material de sucata.

 

Este artigo é de 1998 e serve apenas para televisores analógicos.

 

A substituição de componentes nos circuitos de deflexão normalmente leva à necessidade de reajustes de linearidade e altura. As imagens podem ficar levemente deformadas, tendo em vistas que as características dos componentes substitutos, dadas suas tolerâncias não são exatamente iguais a dos originais. A disponibilidade de ajuste é justamente uma maneira de se compensar isso.

No entanto, para fazer os ajustes de linearidade e altura é preciso dispor de uma imagem fixa que tenha referências que ajudem o técnico.

Os geradores de padrão do tipo utilizado pelos técnicos profissionais fornecem diversos tipos de imagens para estes ajustes como, por exemplo, as barras horizontais, as barras verticais e o padrão quadriculado, conforme mostra a figura 1.

 

Padrões usados em ajustes de TV
Padrões usados em ajustes de TV

 

Mas, conforme explicamos, tais geradores, pelo seu custo, nem sempre são acessíveis aos técnicos iniciantes. Uma maneira de se contornar o problema que a não disponibilidade de tal gerador apresenta consiste em se montar um simplificado, até que se obtenha o capital para a aquisição dos modelos comerciais.

O circuito que descrevemos neste artigo é muito simples e gera barras horizontais que servem para ajustar a linearidade e altura de televisores além de se poder verificar se a imagem reproduzida tem ou não deformações que caracterizem um problema ou mesmo a falta do ajuste.

Montado numa pequena caixinha plástica, ele pode ser carregado com facilidade e, além disso, é alimentado por pilhas.

Gerando barras horizontais, de largura e separação ajustáveis, ele não precisa de qualquer conexão com o televisor em teste, pois seus sinais são irradiados para um canal livre.

 

CARACTERÍSTICAS

* Tensão de alimentação: 3 ou 6V

* Consumo: 20 mA (tip)

* Frequência de operação: 50 a 70 MHz (canal 2 a 5)

* Alcance do sinal: 10 metros

 

COMO FUNCIONA

Para gerar barras horizontais, o que precisamos é modular uma portadora de RF no canal desejado com um sinal retangular apropriado. A relação marca/espaço desse sinal vai determinar a largura e a separação das barras geradas, conforme mostra a figura 2.

 


 

Assim, o número de ciclos que são gerados por quadro vai determinar o número de barras, ficando fácil para o técnico calcular isso. Se tivermos um sinal retangular de 600 Hz, por exemplo, levando em conta que a frequência de repetição dos quadros é 60 Hz, isso significa que serão geradas 10 barras horizontais.

Para que o usuário possa ajustar tanto a separação como a largura das barras geradas, o aparelho tem dois ajustes,

Estes ajustes estão num oscilador retangular que tem por base uma das portas NAND disparadoras de um circuito integrado 4093B.

Um ajuste controla o tempo de descarga de C1 e o outro o tempo de carga de C1 de modo que os dois atuam sobre o ciclo ativo e conjuntamente sobre a frequência do oscilador.

Os sinais gerados por este oscilador são amplificados digitalmente nas outras três portas do mesmo circuito integrado e depois aplicados ao emissor de um transistor que funciona como oscilador de RF.

O transistor gera então um sinal na frequência do canal em que desejamos operar o circuito. O ajuste desta frequência é feito em CV devendo o usuário escolher para operação um canal livre de sua localidade entre o 3 e o 5. Se estes canais estiverem ocupados, reduza uma espira da bobina e opere entre o 5 e 6 ou ainda duas espiras levando o circuito aos canais altos.

O resistor R5 determina a profundidade de modulação e, portanto o contraste das barras produzidas, podendo eventualmente ser alterado.

O capacitor C3 é responsável pela realimentação que mantém o transistor em oscilação.

 

MONTAGEM

Na figura 3 temos o diagrama completo do Gerador de Barras Horizontais.

 

Diagrama completo do gerador de barras.
Diagrama completo do gerador de barras.

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.

 

Sugestão de placa.
Sugestão de placa.

 

Os resistores são todos de 1/8 W com 5% de tolerância ou mais e os capacitores devem ser todos cerâmicos, exceto C1 que também pode ser de poliéster.

A bobina L1 consta de 5 espiras de fio esmaltado ou comum de 18 a 22 com diâmetro de 1 cm sem núcleo. O trimmer CV pode ser de qualquer tipo com capacitância máxima entre 20 e 50 pF.

Os diodos são de uso geral e o transistor pode ser de qualquer tipo de RF de pequena potência como o BF494, BF495 ou equivalentes.

Para o circuito integrado será interessante usar um soquete DIL de 14 pinos de modo a facilitar sua instalação e eventual troca.

 

Todo o conjunto cabe numa pequena caixa plástica como a mostrada na figura 5.

 

Sugestão de montagem na caixa.
Sugestão de montagem na caixa.

 

Os potenciômetros de ajuste são comuns e para as pilhas pode ser usado um suporte de 2 ou 4 unidades pequenas, conforme a preferência do montador.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho, ligue nas proximidades um televisor sintonizado em canal livre entre o 2 e 5. Ajuste CV até que o sinal do gerador possa ser captado.

Ajuste os potenciômetros de modo a obter um padrão de barras horizontais. Ajuste para que as barras claras sejam mais finas e tenham uma boa separação, conforme mostra a figura 6.

 

Ajuste ideal para uso.
Ajuste ideal para uso.

 

Para usar, o que se faz é observar a separação entre as barras e se elas são perfeitamente horizontais.

Um problema de altura, por exemplo, faz com que as barras das bordas da tela tenham uma separação maior, conforme mostra a figura 7.

 

Imagem com problema de altura.
Imagem com problema de altura.

 

Por outro lado, temos na figura 8 o chamado efeito almofada que pode melhor ser visto num gerador de quadriculas onde as linhas horizontais não são perfeitamente retas.

 

Imagem com problema de linearidade.
Imagem com problema de linearidade.

 

Os ajustes de linearidade e altura são feitos em cada televisor conforme instruções do fabricante que indica em que controles o técnico deve atuar.

 

 

Semicondutores:

CI-1 - 4093B - circuito integrado CMOS

Q1 - BF494 ou BF495 - transistor de RF

D1, D2 - 1N4148 - diodos de uso geral

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1, R2 - 4,7 k ?

R3 - 10 k ?

R4 - 5,6 k ?

R5 - 10 k ?

R6 - 220 ?

P1, P2 - 100k ? - potenciômetros

Capacitores:

C1 - 22 nF - cerâmico ou poliéster

C2 - 4,7 nF - cerâmico

C3 - 10 pF - cerâmico

C4 - 100 nF - cerâmico

CV - 2-20 pF à 5-50 pF - trimmer - ver texto

Diversos:

L1 - Bobina - ver texto

S1 - Interruptor simples

B1 - 3 ou 6V - 2 ou 4 pilhas pequenas

Placa de circuito impresso, soquete para o circuito integrado, suporte de 2 ou 4 pilhas pequenas, botões para os potenciômetros, caixa plástica, fios, solda, etc.