NOSSAS REDES SOCIAIS -

Pré-Amplificador Equalizador de Alta Fidelidade (V016)

O circuito apresentado é tradicional nos equipamentos valvulados de alta fidelidade a partir dos anos 50. Trata-se de um pré-amplificado equalizador com diversos tipos de entrada conforme as fontes de sinal. Para cada fonte de sinal, a equalização apropriada é selecionada.

As válvulas são pentodos de alto ganho do tipo 6267 ou EF86 e a alimentação deve ser feita com uma fonte de 300 V com pelo menos 20 mA de corrente.

A tensão de saída do circuito para excitar um amplificador tipicamente de 10 W é de 40 mV, ajustada num potenciômetro. Para 20 V ajusta-se a tensão em 250 mV. A sensibilidade  varia conforme as entradas:

a)Cristal: 78 rpm = 150 mV

b)Lonplay = 50 mV

c)Microfone = 6 mV

d)Fono magnético = 9 mV a 6 mV

e)Fita = 3 mV

f)Sintonizador (tuner) = 250 V

O circuito possui ainda controle de graves e agudos.

Na figura 1 temos o diagrama completo deste pré-amplificador, lembrando que os componentes usados devem ser compatíveis com as alta tensões usadas na alimentação.

 

Figura 1 – Diagrama completo do pré-amplificador + equalizador valvulado.


Lembramos que o layout deste circuito deve ser cuidadosamente estudado para que não ocorram roncos, já que os sinais são de muito baixa intensidade e o circuito é de alta impedância.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Combustível
Não há crise de combustível, há excesso de automíveis.
Júlio Camargo A Arte de Sofismar - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)