NOSSAS REDES SOCIAIS -

Mini-Amplificador Para Toca-Discos (V017)

Mostramos um circuito bastante tradicional em toca-discos portáteis de muito baixo custo populares nos anos 50 e mesmo 60. O circuito usa apenas duas vàlvulas e é ligado diretamente na rede de energia, sem a necessidade de transformador.

O circuito alimentado pela rede de 117 V (110/120 V) usa válvulas com os filamentos ligados em série. O resistor de 260 ohms faz a redução da tensão dos filamentos de modo que cada válvula receba a tensão correta.

O único componente mais crítico deste projeto, além das válvulas é o transformador de saída. O controle de tom é simplificado, consistindo num potenciômetro e um capacitor em série.

Para o capacitor de filtro triplo podem ser usados eletrolíticos separados com uma tensão de trabalho de acordo com o indicado para cada seção no diagrama.

Veja que o projeto original é indicado para fonocaptores (cápsulas) de cristal populares na época, no entanto, este circuito deve funcionar também com capsulas cerâmicas.

A potência de saída obtida com a válvula indicada é da ordem de 2 W utilizando-se um pequeno alto-falkante de 15 a 20 cm na reprodução. Veja que o motor do toca-discos está ligado na própria alimentação do circuito.

Circuitos como este eram usados nos toca-discos da Zenith.

Na foto um toca-discos deste tipo. A seguir, na figura 1, o diagrama completo do amplificador.

 

Figura 1 – Diagrama completo do amplificador.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Duvidar e Crer
Duvidar de tudo ou tudo crer são duas soluções igualmente cômodas, que dispensam ambas de refletir. (Douter de tout ou tout croire CE sont deux solutions également commodes, qui lune et autre nous dispensent de réfléchir)
Henru Poincaré (Ciência e a Hipótese) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)