NOSSAS REDES SOCIAIS -

Receptor super-heteródino de 2 válvulas (V025)

 

Eis um interessante receptor experimental que tanto pode ser utilizado para receber sinais de ondas médias como sinais de ondas curtas. O transdutor é um fone magnético com 2 k ohms de impedância.

 

Veja mais:

Fontes para aparelhos valvulados (V009)

Como fazer montagens com válvulas (V006)

Manuais de válvulas (downloads) (V003)

As válvulas – o que você precisa saber (V001)

Redescobrindo a válvula (V011)

 

 

Este receptor experimental valvulado recebe as estações de ondas médias quando enrolamos 100 espiras de fio esmaltado 26 a 30 num bastão de ferrite de 10 cm de comprimento. A bobina osciladora pode ser retirada de um antigo rádio valvulado ou formada por 40 + 40 espiras de fio 28 num tubo de papelão de 1,5 cm de diâmetro.

Reduzindo-se as espiras das duas bobinas pode-se transformar o receptor em uma unidade capaz de sintonizar ondas curtas.

Para o fone pode ser usado um transformador de 2 k de impedância de primário e alimentar com isso um fone de ouvido de MP3 ou outro aparelho de som moderno que é de baixa impedância.

A antena pode ser um pedaço de fio esticado de 2 a 40 metros e para ondas curtas será interessante usar uma antena externa. A bobina de FI pode ser aproveitada de um antigo receptor valvulado.

O capacitor variável duplo também é do tipo encontrado em rádios valvulados antigos podendo ser obtido em sucatas. Na figura 1 o diagrama completo do receptor.

A válvula sem indicação de saída de áudio é uma 6AU6.

Figura 1 – Diagrama completo do receptor.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Trabalho
O trabalho é a melhor e a pior das coisas: a melhor se é livre; a pior se é escravo. (Le travail est La meilleure et la pire dês choses; La meilleur sil est libre; la pire sil est serf.)
Alain (1868 - 1931) - Considerações Sobre a Felicidade - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)