Eis um interessante receptor experimental que tanto pode ser utilizado para receber sinais de ondas médias como sinais de ondas curtas. O transdutor é um fone magnético com 2 k ohms de impedância.

 

Veja mais:

Fontes para aparelhos valvulados (V009)

Como fazer montagens com válvulas (V006)

Manuais de válvulas (downloads) (V003)

As válvulas – o que você precisa saber (V001)

Redescobrindo a válvula (V011)

 

 

Este receptor experimental valvulado recebe as estações de ondas médias quando enrolamos 100 espiras de fio esmaltado 26 a 30 num bastão de ferrite de 10 cm de comprimento. A bobina osciladora pode ser retirada de um antigo rádio valvulado ou formada por 40 + 40 espiras de fio 28 num tubo de papelão de 1,5 cm de diâmetro.

Reduzindo-se as espiras das duas bobinas pode-se transformar o receptor em uma unidade capaz de sintonizar ondas curtas.

Para o fone pode ser usado um transformador de 2 k de impedância de primário e alimentar com isso um fone de ouvido de MP3 ou outro aparelho de som moderno que é de baixa impedância.

A antena pode ser um pedaço de fio esticado de 2 a 40 metros e para ondas curtas será interessante usar uma antena externa. A bobina de FI pode ser aproveitada de um antigo receptor valvulado.

O capacitor variável duplo também é do tipo encontrado em rádios valvulados antigos podendo ser obtido em sucatas. Na figura 1 o diagrama completo do receptor.

A válvula sem indicação de saída de áudio é uma 6AU6.

Figura 1 – Diagrama completo do receptor.