NOSSAS REDES SOCIAIS -

Amplificador Estéreo de 3 Válvulas (V027)

 

Neste artigo recuperamos de uma publicação bastante antiga (década de 70) o diagrama de um amplificador estéreo simples com 3 válvulas, muito utilizado na década de 50 e 60.

O circuito apresentado tem uma sensibilidade de entrada de 280 mV e uma impedância da ordem de 1 M ohms, fornecendo som de excelente qualidade, mas com uma potência pequena, da ordem de 2 W por canal em carga de 3,6 ohms.

É utilizado um duplo triodo-pentodo para pré-amplificação e excitação e uma válvula retificadora de onda completa na fonte de alimentação.

Os componentes críticos do projeto, além das válvulas, são os transformadores de saída de baixa potência para as válvulas ECL82 e n transformador de alimentação que tem secundário de alta tensão de 125 a 150 V com 80 mA e um enrolamento de 6 V para os filamentos das válvulas.

A chave de entrada serve para comutar os canais e operar no modo monofônico. O circuito também possui controle de tom simplificado. Observe o uso de potenciômetros duplos.

Na figura 1 temos o diagrama completo do amplificador.

Figura 1 – Diagrama completo do amplificador de 3 válvulas.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Mudar
Quanto mais isso muda, mais fica a mesma coisa. (Plus as change, plus cest La même chose.)
Alphonse Karr (1808 1890) As Vespas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)