NOSSAS REDES SOCIAIS -

Amplificador com Regulação na Grade Auxiliar (V028)

 

O amplificador descrito neste artigo tem um recurso de regulagem de tensão que o torna diferente das configurações comuns da época com um  excelente desempenho.

Na saída temos uma configuração em push-pull com duas válvulas pentodo que alimentam um transformador apropriado. As válvulas são as conhecidas 6V6.

O outro componente crítico é o transformador da fonte que no desenho original aparece sem o primário. No caso, ele pode ser tanto de 110 V como de 220 V, conforme a rede local. Além das válvulas este transformador e o transformador de saída são os componentes críticos do projeto.

Observe a existência de um potenciômetro de fio para polarização dos filamentos das válvulas pré-amplificadoras. Trata-se de um recurso interessante usado na época para neutralizar o ronco produzido pelos filamentos das válvulas, alimentados por corrente alternada.

No diagrama mostrado na figura 1, temos as tensões nos principais pontos, o que é importante para os leitores conferirem sua montagem. O eletrolítico da fonte deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 350 V.

Figura 1 – Diagrama completo do amplificador.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Velhice
A velhice é prêmio para uns e castigo para ouros.
Marques de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)