NOSSAS REDES SOCIAIS -

Medidor de isolamento (V062)

Encontramos num velho documento de 1968 um interessante megohmetro (medidor de isolamento) que faz uso de duas válvulas 12AU7 e uma válvula reguladora de tensão OB2 para 106 V.

O circuito' consegue medir resistências até perto de 100 M ? utilizando como indicador um miliamperímetro analógico de 1 mA de fundo de escala.

Neste circuito os resistores da rede divisora de entrada de R1 a R4 devem ser resistores de precisão. O circuito tem as tensões indicadas e os componentes críticos, além da válvula é o transformador de alimentação e o choque de filtro.

Para o primeiro existem alternativas como as fontes que descrevemos em nosso artigo Fontes Para Aparelhos Valvulados e para o choque pode ser usado o primário de um pequeno transformador de 110 V/6 V x 250 mA ou 300 mA.

Observamos que, por se tratar de circuito de medida, o isolamento da rede é importante devendo ser evitadas as soluções que fazem uso de auto-transformador.

O diodo da fonte pode ser o 1N4004 ou 1N4007. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

 Diagrama completo do Megohmetro a Válvula.
Diagrama completo do Megohmetro a Válvula.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mais novidades para 2020

Começamos o ano com força total. Além de novos artigos todos os dias no site, temos muitas novidades para aqueles que nos acompanham. Vídeos e podcasts com assuntos relevantes que podem ensinar muito sobre eletrônica e levar novidades aos makers, professores e inovadores que estão a procura de ideias temos dois livros para vocês.

 

Leia mais...

Patife
São raros os patifes pobres. (Rari sono i birbanti poveri.)
Leopardi (1798 - 1837) - Pensamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)