Introdução

Muitos de nossos leitores têm-nos solicitados algum tipo de curso que os ensinem a consertar aparelhos eletrônicos. Se bem que em nossos dias, a reparação já seja mais difícil ficando por conta de oficinas autorizadas que possuem placas e equipamentos para trabalhar com componentes SMD, ultraminiaturizados, aprender a consertar aparelhos antigos pode ser muito interessante para muitos.

Quem não tem um pai, avô ou parente que possua um aparelho eletrônico mais antigo que, quando quebra, se nega a trocar por um mais novo, desejando que ele seja consertado.

Rádios transistorizados, televisores, relógios e cabeceira e outros são bastante comuns nestes casos. Existem muitas oficinas de bairros e cidades do interior que ainda sobrevivem exclusivamente consertando este tipo de aparelho.

Não recomendamos que o leitor se baseie totalmente neste curso para iniciar um novo negócio, pois a reparação, cada vez mais tende a um outro tipo de procedimento que é o chamado retrabalho e a troca de placas, para os quais dedicaremos uma lição apenas explicando o que é, e preparando o leitor para o futuro.

Este curso, originalmente foi preparado em 1992. Assim, ele se baseia totalmente no reparo de equipamentos desta época e anterior, quando ainda eram usados circuitos integrados comuns, transistores e componentes discretos facilmente manuseáveis.

Na verdade, existem até problemas de equipamentos modernos, como os de agora (2011) que podem ser solucionados com os procedimentos ensinados neste mini-curso, mas não são todos.

Se o leitor que começar por aí, aprendendo alguma coisa sobre reparação, este curso não é completo, mas uma boa iniciação.

 

Parte 1 (download)

Parte 2 (download)

Parte 3 (download)

Parte 4 (download)

Parte 5 (download)

 

Obs.: Muito mais sobre teste de componentes utilizando as técnicas explicadas neste curso e também o instrumento que pode ser montado, será encontrado na nossa seção de instrumentação, em Teste de Componentes.