Medidor de Intensidade de Campo (INS017)

Pequenos transmissores, equipamentos de comunicações, aparelhos que possam gerar interferências, transmissores de espionagem podem ser descobertos, analisados ou ainda ajustados com a ajuda deste medidor de intensidade de campo. Com um circuito aperiódico na entrada ele detecta os sinais independente de sua frequência numa faixa que vai de algumas centenas de quilohertz até mais de 100 MHz.

 

Medidores de intensidade de campo são aparelhos de grande utilidade para quem trabalha com radiocomunicações. Eles podem ser usados para ajustar os equipamentos, verificar o rendimento ou o padrão de irradiação de antenas e em muitos outros casos.

O circuito que descrevemos além de simples e usar componentes baratos, pode ser alimentado por uma bateria de 9V o que o torna totalmente portátil.

Se o leitor trabalha com transmissores ou simplesmente deseja ter um recurso para sua detecção, a montagem deste detector é altamente recomendada.

A antena usada é do tipo telescópico mas nada impede que o circuito tenha um borne de entrada para conexão de uma antena externa ou ainda uma antena direcional.

 

 

COMO FUNCIONA

Os sinais captados pela antena são detectados pelo diodo D1 e aplicados à uma das entradas de um amplificador operacional dos quatro existentes no circuito integrado LM324. Veja que não temos circuito de sintonia na entrada o que significa que sinais de quaisquer frequências podem ser detectados por este aparelho.

O ganho do amplificador operacional é ajustado em P1. Para um ganho ainda maior que o sugerido neste projeto o trimpot P1 pode ter seu valor aumentado para até 1 M ohms.

Uma vez que o sinal seja amplificado ele é levado ao instrumento indicador que nada mais do que um microamperímetro.

 

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do medidor de intensidade de campo.

 

 

A disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

 

Os diodos devem ser de germânio para maior sensibilidade podendo ser empregados equivalentes como o 1N60. Os resistores são de 1/8W e o capacitor C1 deve ser cerâmico ou de poliéster. C2 é um eletrolítico para 12V ou mais.

A antena tanto pode ser um pedaço de fio rígido como do tipo telescópico e seu comprimento pode ficar na faixa de 30 cm a 1 metro.

O conjunto cabe facilmente numa pequena caixa plástica. Uma caixa de radio transistorizado ou do tipo usado em walk-talkies (que já tem a antena disponível) é uma solução interessante para ser considerada.

A bateria será conectada por conector apropriado e a polaridade das ligações deve ser observada.

 

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho será interessante ter um oscilador de alta frequência ou um pequeno transmissor que será ligado nas proximidades do medidor de intensidade de campo.

Aproximando-o do transmissor deve ser obtida uma movimentação da agulha indicadora, tanto maior quanto maior for a intensidade de sinal. Ajuste P1 para obter a máxima sensibilidade.

Comprovado o funcionamento é só usar o aparelho.

 


LISTA DE MATERIAL

Semicondutores:

CI-1 - LM324 - circuito integrado, amplificador operacional

D1, D2 - 1N34 - diodos de germânio

Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 22 k ohms

R2 - 10 k ohms

R3, R4 - 1 k ohms

R5 - 100 ohms

P1 - 100 k ohms - trim pot

Capacitores:

C1 - 10 nF - cerâmico ou poliéster

C2 - 10 uF/12V - eletrolítico

Diversos:

A - antena - ver texto

S1 - Interruptor simples

B1 - 9V - bateria

M1 - 100 uA - microamperímetro

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, conector de bateria, fios, solda, etc.

Informativo Mensal

 Para se manter atualizado com nossas novidades e notícias, Siga-nos pelo:
Twitter
Facebook
Linkedin

ou torne-se membro de nosso grupo:
Google Group 
Yahoo Group


Patriota
Não existem patriotas em filas do INPS.
Luis Fernando Veríssimo (1936) - A Grande Mulher Nua

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
+conexões

Seja mais um amigo facebook
Siga-me twitter
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)