Nossos leitores eram extremamente curiosos, especialmente quando se falava em tecnologias aplicadas a descobrir o que não se podia ver. Assim, o localizador infravermelho que saiu na revista Eletrônica Total 19 de 1990 faria sucesso. E, realmente fez, conforme relatamos neste artigo.

 


 

 

A própria aparência do protótipo que apareceu na capa da revista já chamava a atenção. Mas, o que fazia o localizador infravermelho.

O curioso aparelho nada mais era do que um simples sensor de radiação infravermelha que, ao ser focalizado para uma fonte dessa radiação acionava um oscilador.

Era um projeto muito simples, se bem que tenhamos citado como projeto experimental, pois não usamos filtro e nem um sensor específico. O sensor era um simples fotodiodo capaz de receber radiação na faixa do infravermelho.

Um ponto importante como projeto experimental foi sua possibilidade de montagem em matriz de contatos. Assim, esse projeto, por esse fato e pelos componentes que usa pode ser montado até hoje, com facilidade. Na figura 1 mostramos a montagem feita em matriz de contatos.

 

Figura 1 – Matriz de contatos
Figura 1 – Matriz de contatos

 

 

É claro que, para uma montagem definitiva, também fornecemos a disposição dos componentes numa ponte de terminais.

Uma alternativa muito interessante para o sensor, que exploramos naquela época em que fotodiodos e fototransistores eram componentes algo raros e caros, foi a de se tirar a cobertura de um transistor de potência de modo a expor seu chip e assim termos um fotossensor. Também demos a possibilidade de se montar um emissor radiação infravermelha para testar o aparelho.

É claro que os leitores queriam mais e recebemos muitas consultas para que o aparelho fosse melhorado para se detectar o calor do corpo das pessoas. Naquela época, os sensores piroelétricos, como os usados em portas de shoppings e outros locais, não eram comuns e quando encontrados, eram muito caros.

Em alguns anos, este tipo de sensor se tornou disponível e então publicamos projetos. Alguns estão no nosso site.

Para montar este circuito acesse Localizador Infravermelho (ART1603) e veja o vídeo https://youtu.be/qzu0l2WZL2g .