O circuito apresentado na figura 1 possibilita o controle de motores de corrente contínua de vários ampères a partir de sinais lógicos CMOS.

 

 

   Figura 1 – Diagrama da ponte H
Figura 1 – Diagrama da ponte H

 

 

Duas das portas de um circuito integrado 4011 são usadas como inversores. Elas são ligadas de tal forma que, quando uma se encontra com a saída no nível alto a outra, obrigatoriamente se encontra com a saída no nível baixo.

Dessa forma, os transistores de efeito de campo de potência que formam a ponte H conduzem dois a dois estabelecendo sentidos diferentes de circulação da corrente através do motor. Com o nível alto na entrada o motor gira num sentido e com o nível baixo no sentido oposto.

A corrente máxima do motor controlado depende apenas dos transistores escolhidos.

A alimentação pode ser feita com tensões diferentes de 12 V, conforme o motor empregado. Com tensões abaixo de 9 V, a resistência entre o dreno e a fonte dos transistores começa a se tornar sensível nas perdas para o motor.

Eventualmente pode ser necessário ligar em paralelo com o motor um capacitor de 1 a 10 µF (despolarizado) para se evitar instabilidades causadas pela comutação de suas escovas.

Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para esta montagem.

 

   Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

 

Observe que, dependendo da intensidade da corrente exigida pelo motor, os transistores devem ser dotados de radiadores de calor apropriados.

 

CI-1 – 4011 – circuito integrado CMOS

Q1 a Q4 – IRF510 ou qualquer MOSFET de potência de canal N

C1 – 100 nF – capacitor cerâmico

M – motor

 

Diversos:

Placa de circuito impresso, radiadores de calor para os transistores, fios, solda, etc.