Você pode controlar uma lâmpada, um motor ou um eletrodoméstico à distância com o foco de uma lanterna. Basta apontar a lanterna para o sensor e ativá-la que a luz incidente no sensor dispara o circuito.

Muitas aplicações interessantes e úteis podem ser encontradas para este sistema. Uma delas seria uma brincadeira em que você ficaria escondido e à distância poderia fazer um ventilador, abajur ou outro aparelho "ligar sozinho".

O circuito serve apenas para cargas resistivas como lâmpadas e motores, não devendo ser usados para controlar aparelhos eletrônicos como aparelhos de som, televisores, etc. Na figura 1 temos o diagrama completo do controle.

 

Figura 1 - Diagrama do controle remoto por lanterna
Figura 1 - Diagrama do controle remoto por lanterna

 

Observe que este circuito é de meia onda, o que significa que a carga alimentada opera com metade da potência. O TIC106 deve ser sufixo B se a rede for de 110 V e sufixo D se a rede for de 220 V. A carga máxima é de 3 A e o SCR deve ser dotado de radiador de calor. Na figura 2 temos a montagem numa ponte de terminais.

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

O LDR pode ser de qualquer tipo. Tome cuidado, pois o aparelho não é isolado da rede de energia, podendo dar choques em quem tocar nas partes expostas.

Observe que o aparelho controlado só se mantém ativado enquanto houver luz incidindo no sensor. Com a luz cortada a carga desliga.

 

SCR- TIC106B (110 V) ou TIC106D(220 V) - diodo controlado de silício

D1- 1N4002 ou 1N4004 - diodo de silício

LDR- LDR redondo comum

P1- 47k - potenciômetro

R1, R3 - 10k Ω x 1/8 W- resistores - marrom, preto, laranja

R2- 100 k Ω x 1/8 W- resistor - marrom, preto, amarelo

F1- fusível de 5 A

X1 - Tomada

Diversos: ponte de terminais, radiador de calor para o SCR, cabo de força, caixa para montagem, fios, solda, etc.