Este e um experimento de eletroquímica que pode ser aplicado a aulas do ensino fundamental e médio. Com ele demonstramos que a condutividade de uma solução depende de sua concentração e que a água pura é um isolante.

Esta montagem simples, mas que exige cuidado no manuseio, pois está ligada à rede de energia, permite demonstrar que a água pura é isolante e quando acrescentamos um sal, ácido ou base ela se torna condutora.

Temos uma lâmpada indicadora que permanece apagada quando os eletrodos são imersos em água pura, mas que acende quando a água se torna condutora pelo acréscimo de um sal, ácido ou base.

Devemos usar uma lâmpada incandescente de baixa potência, entre 15 e 40 W para melhores resultados.

A água da torneira pode ser usada, mas como contém impurezas e substâncias purificadoras, ela não é totalmente isolante, o que significa que a lâmpada já acenderá com brilho reduzido.

No entanto quando jogamos na água substâncias como o sal de cozinha, ácido diluído ou soda cáustica, a lâmpada aumenta de brilho, mostrando a alteração da condutividade.

Para obtermos a lâmpada totalmente apagada no início do experimento, deve ser usada água destilada.

No laboratório podem ser programados acréscimos de diversas substâncias para demonstrar quais alteram e quais não alteram a condutividade da água.

No nosso projeto acrescentamos um diodo que permite obter corrente contínua pulsante e assim usar o mesmo aparelho numa experiência de eletrólise ou galvanoplastia.

Veja mais sobre esses assuntos em artigos do nosso site.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

  Figura 1 – Diagrama completo do aparelho
Figura 1 – Diagrama completo do aparelho

 

A montagem final é mostrada na figura 2.

 

   Figura 2 – Montagem final
Figura 2 – Montagem final

 

Cuidado deve ser tomado para não se tocar em nenhum fio ou parte exposta do circuito, pois podem ocorrer choques perigosos.

 

X1 – Lâmpada de 15 a 40 W – conforme a rede

D1 – 1N4004 (110 V) ou 1N4007 (220 V) – diodo de silício

 

Diversos:

Cabo de força, eletrodos, soquete para a lâmpada, fios, solda, etc.