O aparelho, na sua parte mecânica tem uma lâmina de metal e dois eletroímãs enrolados em preguinhos. Quando acoplamos este dispositivo a um circuito eletrônico, a lâmina entra em vibração numa velocidade que depende das características do circuito eletrônico.

Se a vibração for lenta, temos um pequeno metrônomo ou imitação do tique-taque de um relógio mecânico. Se a vibração for rápida teremos o som de uma buzina ou campainha.

A finalidade básica do projeto tanto pode ser recreativa como também para demonstrar o funcionamento do eletroímã e numa escala mais avançada, o funcionamento de um multivibrador astável.

 

Como Funciona

A parte eletromecânica consta de dois pequenos eletroímãs enrolados em pregos comuns. Entre eles é fixada uma lâmina de metal (pedaço de lata) que pode vibrar com certa facilidade. Na condição de repouso, a lâmina não encosta em nenhum dos eletroímãs.

Quando alimentamos alternadamente um ou outro eletroímã, a lâmina é atraída entrando em vibração.

Para ativar os eletroímãs utilizamos um circuito eletrônico que consiste num multivibrador astável. Neste circuito temos dois transistores (Q1 e Q2) que funcionam como chaves eletrônicas, ligando e desligando a corrente dos eletroímãs, numa velocidade que depende de C1 e de C2.

Para capacitores pequenos (valores baixos) temos cargas e descargas rápidas, que fazem com que a troca de estado dos transistores seja muito rápida. Nestas condições a lâmina vibra. Na condição em que colocamos capacitores maiores, a troca de estado é lenta e a lâmina muda de estado passando de um lado para outro com um estalido.

Na montagem deste aparelho podem ser experimentados valores de capacitores numa ampla faixa de valores.

A alimentação do circuito é feita por pilhas comuns ou fontes de 6 V com corrente de pelo menos 200 mA.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1 - Diagrama completo do aparelho
Figura 1 - Diagrama completo do aparelho

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes na montagem real.

 

Figura 2 - Aspecto real da montagem
Figura 2 - Aspecto real da montagem

 

Os dois pregos podem ser fixados em pequenos tocos na pare lateral. Em cada prego enrolamos de 200 a 500 voltas de fio esmaltado bem fino. As pontas devem ser raspadas nos pontos de soldagem.

Os componentes são soldados na ponte de terminais. A polaridade dos capacitores, a posição de cada transistor e a polaridade das pilhas deve ser observada.

 

Uso

Basta ligar a alimentação e observar o movimento da lâmina, fazendo eventuais ajustes para ter uma vibração melhor.

 

Q1, Q2 - BC548 ou equivalente - transistores NPN

X1, X2- eletroímãs- ver texto

S1- Interruptor simples (opcional)

C1, C1- 1 µF a 100 µF- capacitores eletrolíticos

R1, R2- 10 k Ω x 18 W resistores - marrom, preto, laranja

B1- 6 V - 4 pilhas

Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas, base para montagem, pequenos pregos, fios, solda, etc.