Um alto-falante comum, de qualquer tamanho, também pode ser usado como microfone. Apenas um componente adicional é necessário, conforme veremos a seguir.

Um alto-falante tanto pode reproduzir os sons como pode captá-los transformando-os em sinais elétricos para um amplificador, ou outro equipamento.

Entretanto, como o alto-falante é um dispositivo de baixa impedância, para pode ser usado convenientemente na maioria dos equipamentos que possuam entrada de alta impedância, é preciso acrescentar um transformador.

O transformador recomendado é o de saída para aparelhos com válvulas, como os que usam as 6L6, 6AQ5, 50C5, etc. Estes transformadores têm um enrolamento de 2 000 a 10 000 ? que vai ligado ao plugue de entrada do amplificador, no nosso caso, e um enrolamento de baixa impedância que vai ligado ao alto-falante.

Para maior facilidade de manejo, o alto-falante deve ser pequeno, de 5 cm, no máximo.

Também podem ser experimentados transformadores miniatura de rádios transistorizados antigos (transformadores de saída), que têm enrolamentos primários de 200 a 2 000 ?, se bem que eles não resultem na mesma sensibilidade.

Em alguns casos, além desse recurso, será preciso usar um bom pré-amplificador de adio, A ligação é feita na entrada AUX dos amplificadores comuns. No site temos diversos circuitos de pré-amplificadores bons.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

T1- Transformador de saída para válvula de 2 500 a 10 000 de primário e 4 ou 8 ? de secundário

FTE- Alto-falante pequeno comum de 4 ou 8 ?

Diversos: cabo blindado, plugue conforme o amplificador, fios, solda, etc.