Você pode montar sua própria caixa acústica com um alto-falante para médios e graves (full-range) e um alto-falante de agudos (tweeter), melhorando com isso a qualidade de reprodução do seu amplificador, mas para isso será necessário um divisor de frequências.

O divisor de frequências que descrevemos separa os agudos para o tweeter ficando os graves e médios disponíveis para o outro alto-falante. Trata-se de um filtro de áudio de simples montagem que pode operar com potências até 50 Wrms por canal.

Evidentemente os alto-falantes devem ser capazes de suportar a potência do seu amplificador. Na figura 1 temos o diagrama do filtro que utiliza apenas três componentes além dos alto-falantes.

 

 

Na figura 2 temos o aspecto da montagem.

Figura 2 - Aspecto da montagem.
Figura 2 - Aspecto da montagem.

 

O sistema pode funcionar com alto-falantes de 4 ou 8 Ω. A bobina é formada por 150 espiras de fio 22 ou 24 AWG num carretel de aproximadamente 3 cm de altura com um pequeno bastão de ferrite no seu interior.

Os capacitores C1 e C2 são de 22 µF x 50 V ligados em oposição. Também pode ser usado um único capacitor de 10 µF despolarizado.

 

L1- Bobina- ver texto

C1, C2 - 22 µF x 50 V- capacitores eletrolíticos

FTE1 - Woofer ou full-range - alto-falante de graves e médios

FTE2 - Tweeter - alto-falante de agudos

Diversos:

Fios esmaltados, material para a bobina, terminais, caixa para instalação dos alto-falantes,