Muitos projetos que utilizam circuitos integrados de amplificadores operacionais, como o 741, CA3140, etc., precisam de uma fonte de alimentação simétrica, ou seja, que forneça tensões positivas e negativas. Estas fontes são especiais e é justamente uma delas que descrevemos neste artigo.

Se você deixou de fazer alguma experiência com operacionais por falta de uma fonte própria, que tal montar uma e deixá-la disponível em sua bancada. Esta fonte, por não ser estabilizada, fornece uma tensão entre 9 e 13 V de saída, servindo para uma boa quantidade de experimentos e projetos.

A corrente máxima depende do transformador. No nosso caso, esta corrente é de 500 mA. A monitoria do funcionamento é feita por um LED. Na figura 1 temos o diagrama completo da fonte.

 

 

A disposição dos componentes numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.

 

 

Na montagem, observe a polaridade dos diodos, dos capacitores eletrolíticos e do LED. O primário do transformador deve ser de acordo com a rede local.

Para a saída podemos usar uma barra de terminais com parafusos ou bornes de cores diferentes. Depois de montado, meça as tensões na saída do circuito. Entre os extremos devemos ter entre 18 e 24 V e entre cada extremo e o centro entre 9 e 12 V.

 

D1 a D4 - 1N4002 ou 1N4004- diodos de silício

LED- LED vermelho comum

R10 3,3 k ? - resistor - laranja, laranja, vermelho

C1 C2 - 1 000 µF x 16 V- capacitores eletrolíticos

S1- Interruptor simples

T1 - Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 9 + 9 V até 500 mA

Diversos:

Ponte de terminais, fios, solda, cabo de força, etc.