Grande parte dos projetos que encontramos neste site e em publicações técnicas exige alimentação de 6 V e correntes normalmente inferiores a 1 A. Usar pilhas para fazer experiências não é um bom negócio, dado seu esgotamento rápido e custo, dependendo do consumo do aparelho.

Com a fonte que descrevemos, alimentar aparelhos com 6 V bem regulados e filtrados fica mais fácil e ajuda a economizar pilhas. Não precisamos também nos preocupar com a queda da tensão no final da vida das pilhas, que causa falhas de funcionamento nos aparelhos alimentados.

Na figura 1 temos o diagrama completo de nossa fonte que usa um circuito integrado regulador de tensão.

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa ponte de terminais.

 

Figura 2
Figura 2

 

O circuito integrado deve ser dotado de um pequeno radiador de calor, O transformador tem enrolamento primário de acordo com a rede local e secundário de 9 +9 V ou 12 + 12 V com corrente até 1 A.

Uma opção consiste em se acrescentar um LED com um resistor de 1k em série para monitorar a tensão de saída. Para comprovar o funcionamento use um multímetro ou ligue uma carga de 6 V (lâmpada, por exemplo) na saída.

 

CI-1 - 7806 - circuito integrado

D1, D2- 1N4002 - diodos de silício

T1- Transformador de 9+9 V ou 12 + 12 V x 1 A

S1- Interruptor simples

C1- 1 000 µF x 16 V- capacitor eletrolítico

C2- 100 µF x 12 V- capacitor eletrolítico

Diversos:

Ponte de terminais, caixa para montagem, cabo de força, radiador para o circuito integrado, bornes ou garras para saída, etc.