Com esta experiência o leitor pode demonstrar como funcionam os dispositivos foto-eletrônicos, tais como alarmes, portas automáticas, leitores de códigos de barras, etc.

O componente básico usado no projeto é um LDR, que é uma espécie de foto-sensor de baixo custo, e para sua operação na demonstração precisamos adicionalmente de um multímetro, ou então um microamperímetro.

 

Funcionamento

Os LDRs ou Light Dependent Resistor, também conhecidos como foto-resistores, são dispositivos sensíveis à luz.

No escuro eles apresentam uma elevada resistência, não deixando passar a corrente, mas quando iluminados, têm sua resistência diminuída, deixando passar a corrente.

Podemos usá-los em diversos tipos de aplicações, como no alto de postes para acender a iluminação pública ao anoitecer, ou ainda em sistemas de alarme ou abertura de portas.

No nosso caso, ligaremos o LDR a uma pilha e a um indicador de corrente. Podemos então demonstrar que no escuro a corrente não passa, mas no claro, a corrente pode circular e ser usada para acionar algum circuito externo.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do circuito usado na demonstração.

 

Figura 1
Figura 1

 

A disposição dos componentes numa base de madeira é mostrada na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

O LDR pode ser de qualquer tipo ou tamanho e a pilha pode ser pequena. O indicador tanto pode ser um microamperímetro comum como um multímetro (amperímetro) colocado na escala de mA.

Observe a polaridade do instrumento M, para que a agulha não tenda para o lado contrário da escala quando o LDR for iluminado. Se isso acontecer, basta inverter as ligações.

 

Demonstração

Mostre que, com o LDR recebendo luz ambiente, a agulha do instrumento vai quase toda para a direita (ajuste isso no trimpot).

Depois, passando a mão na frente do LDR, de modo a fazer sombra a agulha vai "cair", indicando uma queda de corrente, pois o LDR deixa de conduzir.

 

 

LDR - LDR redondo comum

B1- 1,5 V - 1 pilha pequena

R1- 100Ω x 1/8 W- resistor - marrom, preto, marrom

P1- 10 k Ω - trimpot

M1 - Miliamperímetro, microamperímetro ou multímetro

Diversos:

Ponte de terminais, fios, solda, etc.

Funcionamento das Células Solares (MIN138)