Este circuito gera um sinal na faixa superior de ondas curtas chegando a faixa inferior de VHF, conforme a bobina escolhida. Uma aplicação possível para o circuito é como injetor de sinais que alcança o canal 2 de TV ou mesmo um transmissor de controle remoto de onda contínua de um canal. Com um modulador em tom ele pode ter sua aplicação extendida para um controle remoto multi-canal.

 

 

A alimentação poderá ser feita com 2 ou 4 pilhas pequenas ou ainda uma bateria de 9 V. Usando uma pequena antena (15 a 30 cm) o alcance como transmissor pode chegar aos 50 metros. Com 9 V o alcance será ainda maior.

O transistor admite equivalentes como o BF495 ou qualquer um de RF de uso geral NPN. Para modulação o sinal de baixa frequência pode ser aplicado através de um capacitor cerâmico de 10 a 470 nF na base ou no emissor do transistor, conforme sua intensidade e frequência.

Na figura 1 temos o diagrama completo do oscilador.

 

Diagrama completo do oscilador
Diagrama completo do oscilador

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2. Uma alternativa econômica para montagem seria uma placa universal ou mesmo uma ponte de parafusos lembrando que para maior estabilidade as ligações e terminais dos componentes devem ser os mais curtos possíveis.

 

Sugestão de placa de circuito impresso.
Sugestão de placa de circuito impresso.

 

A bobina tem espiras de acordo com a faixa de frequências e é enrolada com fio de 18 a 22 numa forma de 1 cm de diâmetro sem núcleo. Enrole num lápis como referência. O número de espiras conforme a frequência é dado pela seguinte tabela:

 

30 a 45 MHz - 9 espiras

45 a 60 MHz - 6 espiras

60 a 100 MHz - 4 espiras

 

O trimmer (capacitor ajust vel) pode ter qualquer capacitƒncia m xima entre 20 e 50 pF e o capacitor C2 ter 22 pF para a faixa de 45 a 60 MHz e 33 pF ou 47 pF para a faixa de 30 a 45 MHz.

Podemos experimentar o circuito ligando-o nas proximidades de um rádio de ondas curtas ou mesmo de um televisor sintonizado no canal 2. No rádio o sinal aparece na forma de um "sopro" sonoro e no televisor na forma de interferência na imagem. A frequência de operação é ajustada em CV.

 

Semicondutores:

Q1 - BF494 ou equivalente - transistor NPN de RF

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 12 k ? - marrom, vermelho, laranja

R2 - 8,2 k ? - cinza, vermelho, vermelho

R3 - 100 ? - marrom, preto, marrom

Capacitores:

C1 - 10 nF - cerâmico

C2 - 22 pF a 47 pF - cerâmico - ver texto

C3 - 100 nF - cerâmico

CV - trimmer - ver texto

Diversos:

L1 - Bobina - ver texto

S1 - Interruptor simples

B1 - 3 a 9 V - pilhas ou bateria

Ponte de terminais, suporte de pilhas ou conector de bateria, fios, caixa para montagem, solda, etc.