O circuito apresentado é muito simples, mas pode gerar sinais de 100 kHz a 10 MHz, servindo de base para projetos de pequenos transmissores ou geradores de sinais.

O transistor usado é um BC548, que opere bem na faixa indicada de freqüências e até mais, mas também podem ser usados transistores de RF, como o BF494 ou BF495.

 

Na figura 1 temos o diagrama completo do oscilador do tipo Hartley, pois a realimentação é feita por uma bobina com derivação.

 

Diagrama completo da montagem.
Diagrama completo da montagem.

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa pequena barra de terminais, a qual pode ser instalada numa caixa plástica.

 

Sugestão de montagem em ponte de terminais.
Sugestão de montagem em ponte de terminais.

 

É claro que o mesmo circuito também pode ser montado numa matriz de contactos ou numa placa de circuito impresso.

Para gerar sinais de 100 a 500 kHz, L1 consta de 300 espiras de fio 28 num bastão de ferrite de 1 cm de diâmetro e 20 cm de comprimento, ou próximo disso. A tomada é feita no c entro da bobina. Para a faixa de OM, entre 500 kHz e 1,5 MHz, pode-se usar o mesmo fio, mas enrolando-se 100 espiras com tomada central. Para as faixas de ondas curtas, até 10 MHz, use de 30 a 50 espiras com tomada central.

O capacitor variável CV pode ser aproveitado de qualquer rádio de ondas médias e curtas. Não use variável de FM (menor capacitância), pois a faixa abrangida será menor.

Os capacitores fixos são cerâmicos e os resistores de 1/8 W.

A alimentação pode ser feita por fonte ou pilhas. O consumo é da ordem de alguns miliampères e o sinal tem alguns miliwatts de potência, mas pode ser captado em rádios colocados nas proximidades.

Para a modulação pode ser ligado um microfone piezoelétrico (cápsula) entre a base do transistor e o negativo da alimentação.

 

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

L1 - Bobina - ver texto

CV - capacitor variável - ver texto

R1 - 470 k ? x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, amarelo

R2 - 2,2 k ? x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, vermelho

C1, C4 - 100 nF - capacitores cerâmicos

C2 - 22 nF - capacitor cerâmico

C3 - 470 pF - capacitor cerâmico

 

Diversos:

Ponte de terminais, fio esmaltado 28 ou próximo disso, bastão de ferrite, suporte de pilhas ou fonte de 6 V, caixa para montagem, fios, solda, etc.