Este circuito gera um sinal de pequena potência na faixa de VHF superior. O sinal pode ser captado num receptor apropriado a alguns metros e até mesmo num televisor de VHF entre os canais 11 e 13.

Num televisor comum o sinal, por não ser modulado, fará com que a tela fique escura e eventualmente com que o programa captado seja alterado. Uma aplicação deste circuito é como base para um gerador de teste de TV, já que a modulação com áudio gera barras horizontais.

Na figura 1 temos o diagrama completo do oscilador e na figura 2 a montagem numa pequena placa de terminais. O trimmer original de porcelana pode ser trocado por um equivalente plástico moderno.

 

Figura 1 - Diagrama do oscilador
Figura 1 - Diagrama do oscilador

 

Figura 2 - Montagem em placa de circuito impresso
Figura 2 - Montagem em placa de circuito impresso

 

A bobina L1 que determina a frequência, consiste em 1 espira de fio 22 AWG sem forma com aproximadamente 1 cm de diâmetro. O trimmer pode ser de10 a 20 pF de capacitância máxima. Eventualmente pode ser substituído por um capacitor cerâmico de 1 a 2,2 pF.

Não recomendamos outra técnica de montagem, por se tratar de circuito de frequência muito elevada. Eventualmente uma pequena antena de 10 a 15 cm pode ser ligada ao coletor do transistor.

 

Q1 - BF494 - transistor NPN de RF

CV- trimmer de 10 a 10 pF - ver texto

L1- bibina - ver texto

B1- 3 ou 6 V- 2 ou 4 pilhas pequenas

S1- Interruptor simples

R1 - 22k Ω x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, laranja

R2 - 15k Ω x 1/8 W- resistor - marrom, verde, laranja

R3 - 100 Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, marrom

C1- 2n2 - capacitor cerâmico

C2 - 1 pF - capacitor cerâmico

C3 - 10 nF- capacitor cerâmico

Diversos: placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.