O Inatel está com inscrições abertas para o vestibular até o dia 24 de julho de 1012, no site www.inatel.br, ou até 27 de julho de 2012, no campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí.

Há vagas em seis cursos nas áreas de tecnologia e engenharia, com aulas em período integral e noturno. O Inatel oferece graduação em Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Biomédica, Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações, além dos cursos de Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações.

A prova será realizada no sábado, dia 28 de julho, no campus do Inatel, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo disk-vestibular (35) 3471-9345 ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Profissões requisitadas

Os cursos oferecidos pelo Inatel atendem a demanda de mercado em várias áreas. Pesquisas mostram a necessidade de profissionais na área da engenharia e tecnologia, principalmente com a chegada de eventos importantes no Brasil como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O ex-aluno Elly Resende, formado em 1991, é o diretor de tecnologia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, área que tem um orçamento de R$ 970 milhões (17% do total), mas pode ainda aumentar de acordo com os novos projetos. Atualmente, cerca de 25 profissionais de tecnologia atuam no Comitê, além das centenas de empresas terceirizadas. Segundo Elly Resende, próximo aos Jogos serão mais de duas mil pessoas credenciadas para atuar diretamente na área tecnológica do evento. "Fiz outros excelentes cursos em minha vida, mas a engenharia do Inatel se firmou como o pilar da minha formação", afirma o engenheiro que já esteve à frente dos Jogos Pan-americanos em 2007.

No caso da Engenharia Biomédica, apenas nos Estados Unidos, a expectativa é que o setor cresça 72% até 2018. No Brasil, este tipo de profissional ainda é novo, mas a contratação de engenheiros em hospitais e estabelecimentos médicos é cada vez maior. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – em vigor desde julho de 2011, determina a contratação de pelo menos um profissional que trabalhe com a manutenção de equipamentos médicos em cada hospital. O engenheiro biomédico e clínico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Jefferson Davis Pena Caria, é ex-aluno do Inatel e afirma que a união entre medicina e engenharia é uma tendência. Para os interessados em ingressar nesta profissão, Jefferson dá algumas dicas: "é preciso gostar da profissão e da carreira escolhida, estudar muito para dominar o setor e, principalmente, se atualizar sempre, pois a tecnologia muda a cada dia."