Feira de automação e tecnologia  em São Paulo teve movimento superior ao dos últimos anos

Para quem gosta de tecnologia de ponta, a ExpoPredialtec 2012 foi um marco para o setor de automação residencial, predial, áudio e vídeo no país. A feira - a maior do ramo no Brasil - superou as expectativas de público e negócios.  De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o setor de automação residencial vem crescendo cerca de 35% ao ano, e o número de fabricantes e importadores de material pra automação triplicou desde 2008. Estes dados representam o crescimento do setor e de sua atual importância no Brasil.

O presidente da Aureside, José Roberto Muratori destacou também a importância do Congresso Habitar, que já acontece há 11 anos e desta vez foi realizado durante a ExpoPredialtec, através de uma parceria. De acordo com ele, a gama de profissionais qualificados que estiveram realizando as palestras, entre eles dois do exterior, foi exemplar. Além disso, alguns congressos ficaram com lotação máxima, procura que demonstra a importância de sua realização para o setor de automação. Ele destacou também que muitos contatos técnicos foram feitos, e que os participantes saíram do evento muito satisfeitos, alguns inclusive chegaram na feira com projetos embaixo do braço para discutirem com os especialistas no próprio evento.

Os expositores ficaram satisfeitos com o resultado da feira, como por exemplo, José Luiz Carvalho, engenheiro de aplicação da Finder. De acordo com ele, desde o primeiro ano da feira, as expectativas da empresa foram correspondidas. Neste ano de 2012, o retorno foi maravilhoso, pois o público visitante esteve totalmente focado no setor, e foi formado por pessoas realmente da área. A Finder aproveitou para ampliar o segmento civil da marca, além de divulgar o segmento predial. O diretor executivo da Crestron, Sammy Roger, concordou com a impressão positiva da feira, além de ressaltar que notou uma presença maior de investimentos na área, além do crescimento da feira. De acordo com ele, a Crestron contactou quem lhe interessava, e teve grande aproveitamento durante a feira.

Um dos grandes destaques da feira foi uma maquete 100% automatizada, projeto da SBus Automação, uma das patrocinadoras da ExpoPredialtec. De acordo com Fábio Sampa, diretor da empresa, foi feito um investimento pesado para a realização e elaboração deste projeto - cerca de R$5 milhões. A casa existe realmente, e tem total funcionalidade. Ela é toda automatizada, tem sistema de contingência, acionamento de modo próprio, entre outras características muito interessantes. A empresa SBus também é a idealizadora do museu da BMW, na Alemanha, entre outros grande projetos.

Outra novidade que encheu os olhos de todos que passaram pela feira foi a "Casa do Futuro". O projeto é da Home Systems, que destaca uma casa móvel toda automatizada, comandada por uma pequena tela sensível ao toque. Um dos detalhes mais interessantes é na sala de jantar, que vira uma pista de dança. A casa também fez parte da exposição Casa Cor. Roberto Adams, proprietário da Home Systems, destacou o fato de a automação residencial ser um negócio em atual expansão. Ele falou também sobre a economia de energia destes projetos, e pela proteção que a automação pode proporcionar aos imóveis.  Roberto se mostrou bastante satisfeito com a ExpoPredialtec, principalmente pela qualidade do público.

Bruno Pereira, coordenador de marketing do grupo Legrand, responsável também pela Bticino - uma das grandes patrocinadoras da ExpoPredialtec - também falou sobre o grande interesse pelo setor por cada visitante presente no evento. Segundo ele, há uma grande mudança no perfil destes visitantes: maior interesse, maior quantidade, e mais informados. Desta forma, o mercado de automação tem muito para crescer, principalmente no Brasil. O coordenador comercial da Yamaha Áudio e Vídeo, André Luiz Sene, falou um pouco sobre a sua primeira impressão da feira. Segundo ele, o público é muito interessante, principalmente para a empresa, que entrou no mercado de áudio e vídeo há apenas dois anos. André se mostrou satisfeito com a feira e disse que a marca estará presente nas próximas, acompanhando o crescimento do setor.

Outra grande novidade da feira foi o KNX - novo protocolo de automação em padrão europeu para gestão técnica de instalações, que facilita a integração com inúmeros produtos de controle disponíveis no mercado. Uma das empresas que apresentou novidades com a plataforma KNX foi  Schneider Eletric, empresa internacional especialista em gestão de energia, também patrocinadora do evento. Rogério Garcia, coordenador de novos projetos da empresa, observou um grande movimento durante o evento, principalmente de brasileiros, o que fomenta o mercado nacional. A Struxi, distribuidora na área de tecnologia e automação, também levou à ExpoPredialtec a plataforma KNX, o que demonstra que será bastante utilizada no setor de automação.

 

Mais informações sobre a ExpoElevador no site: www.predialtec.com

Facebook: http://www.facebook.com/pages/ExpoPredialtec/465584473460166

Em caso de dúvidas ou sugestões entre em contato com a Assessoria de Imprensa da ExpoPredialtec: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.