O componente que destacamos é indispensável em projetos que envolvam o controle de motores de 33V. Isso inclui os projetos de automação, robótica, eletrônica embarcada e muito mais. Escolhemos o driver de ponte H DRV8231 da Texas Instruments, disponibilizado pela Mouser Electronics para tratar neste artigo.

Este artigo foi elaborado com base em informações da Mouser Electronics e do próprio datasheet da Texas Instruments que podem ser acessados no link abaixo.

https://www.mouser.com/new/texas-instruments/ti-drv8231a-h-bridge-driver/ 

O circuito integrado DRV8231A é um driver de motor integrado com uma ponte H de canal N, bomba de carga, sensor de corrente, feedback, regulação de corrente e circuitos de proteção.

A bomba de carga melhora a eficiência apoiando meias pontes MOSFET de canal N e ciclo de trabalho de 100%.

Uma arquitetura de espelho de corrente interna no pino IPROPI implementa a detecção e regulação de corrente. Esta elimina a necessidade de um resistor shunt de grande dissipação, economizando área de placa e reduzindo o custo do sistema.

A saída de detecção de corrente IPROPI permite que um microcontrolador seja usado para detectar a parada do motor ou mudanças nas condições de carga.

O pino de referência de tensão externa, VREF, determina o limite da regulação atual durante a partida e eventos de parada sem interação de um microcontrolador. Um modo de suspensão de baixo consumo atinge quiescente ultrabaixo consumo de corrente desligando a maior parte do circuito. Os recursos de proteção interna incluem bloqueio de subtensão, sobrecorrente de saída e dispositivo de sobretemperatura.

O DRV8231A faz parte de uma família de dispositivos que vêm em pino a pino, RDS escalável (ligado) e fornecem opções de tensão para suportar várias cargas e alimentação com alterações mínimas de design.

 

Invólucros:

Na figura 1 temos os invólucros para este componente.

 

Figura 1 - Invólucros
Figura 1 - Invólucros

 

 

HSOP (8) 4,90 mm × 6,00 mm

WSON (8) 2,00 mm × 2,00 mm

(1) Para todos os pacotes disponíveis, consulte o adendo para pedido em

final da folha de dados.

As funções dos pinos são detalhadas no datasheet.

Na figura 2 temos o uso típico do dispositivo.

 

Figura 2 – Aplicação típica
Figura 2 – Aplicação típica

 

 

Máximos e mínimos são fornecidos em tabelas na documentação de 46 páginas da Texas Instruments, assim como diversos gráficos que detalham o desempenho do dispoisitivo.

O circuito da figura 3 mostra os componentes externos que devem ser usados numa aplicação típica.

 

Figura 3 – Componentes externos
Figura 3 – Componentes externos

 

 

Para uso com um microcontrolador, na figura 4 temos um circuito típico.

 

Figura 4 – Conexões para microcontrolador
Figura 4 – Conexões para microcontrolador

 

 

Outra aplicação interessante é dada na figura 5 em que temos o uso de um relé como carga, sendo feita sua comutação por microcontrolador.

 

Figura 5 – Controlando um relé
Figura 5 – Controlando um relé

 

 

Outros circuitos de aplicação e de sensoriamento de corrente podem ser obtidos no datasheet. Também temos informações sobre layout de placa e para o controle de motor de passo.