Há algum tempo, no século passado, quando um engenheiro saia da faculdade ou um técnico deixava um curso técnico, ele havia apreendido tudo que precisava para exercer sua profissão durante toda sua vida profissional.

Poucas atualizações eram necessárias, pois a tecnologia avançada num ritmo menor do que o atual e, além disso, a quantidade de informações necessárias ao exercício da profissão era bem menor do que hoje.

Com o avanço da tecnologia, a quantidade de informações para o exercício da profissão se tornou tão grande que trouxe dois tipos de problemas.

O primeiro foi a necessidade do desmembramento das atividades tecnológicas em novos setores. Assim, a eletrônica se desmembrou em telecomunicações, automação (mecatrônica), computação, eletrônica médica e muitas outras.

Mas, mesmo com o desmembramento, ainda assim a quantidade de informações necessária ao exercício de qualquer desses ramos da tecnologia ainda é muito grande.

Isso trouxe como dificuldade a impossibilidade dos cursos técnicos e de engenharia ensinarem aos alunos tudo o que eles precisam para o exercício de suas atividades profissionais.

O resultado é que, quando o aluno recebe seu diploma de técnico ou engenheiro, ele ainda não está devidamente preparado para trabalhar com o conhecimento pleno do que deve fazer.

As escolas se desdobram, colocando o máximo que podem em seus currículos, mas mesmo assim, isso é insuficiente, pois o que elas podem dar ao abordar cada tema encolhe dia a dia e os alunos sentem isso na vida profissional posterior.

Por exemplo, ao se tratar do uso de um instrumento como o multímetro ou osciloscópio, os alunos têm uma ou poucas aulas apenas, pois o tempo não permite uma abordagem maior. No entanto, sabemos que um verdadeiro conhecimento desses instrumentos para seu uso no trabalho exige muito mais.

Mesmo ao estudar componentes e circuitos, as aulas são reduzidas e às vezes um componente importante ou circuito básico que exigiria uma abordagem mais profunda se limita a ser analisado em uma parte de uma aula ou simplesmente citado.

É claro que a literatura adicional ocupa um espaço importante nisso tudo. Ler mais sobre os temas abordados e procurar informações é fundamental, mas nem sempre os alunos são devidamente orientados sobre o modo como fazer isso.

A finalidade de nosso trabalho, na forma de artigos no site e livros, é justamente fornecer a literatura adicional que os estudantes, e os profissionais que não viram os temas devidamente aprofundados em seus cursos, complementando assim os conhecimentos necessários à vida profissional de cada um.

Nossos artigos abordam temas didáticos como funcionamento de componentes e circuitos, tecnologias, de uma forma um pouco mais profunda do que muitas vezes eles foram abordados em aulas.

Além disso, procuramos sempre inserir novos temas, novas tecnologias, fazendo de nosso site o local ideal para reciclagem de conhecimentos, aprofundamento de conhecimentos e atualização técnica.

Muitos de nossos livros abordam os mesmos temas de forma ainda mais profunda e organizada, diferentemente dos artigos no site que são específicos e espalhados por seções.

Enfim, essa é a nossa finalidade ao fornecer aos nossos leitões mais de 8 000 artigos técnicos plenamente acessíveis a todos e com uma didática que é fruto de nossa experiência como professor nos últimos 40 anos.