O projeto que descrevemos saiu numa Revista Eletrônica Total 18 de 1990, mas pelos componentes que usa pode ainda ser utilizado. Se bem que tenha sido desenvolvido para lâmpadas incandescentes, ele ainda encontra aplicações atuais, conforme relataremos neste artigo.

 


 

 

A ideia era simples. Colocado num quarto de crianças, ele faz com que o brilho de uma lâmpada não se reduza a zero quando desligamos o interruptor geral, mas sim caia lentamente com um efeito de anoitecer lento.

Usando um sistema de temporização com capacitor e um transistor unijunção ele poderia ser ajustado para fazer o escurecimento total em intervalos que iam de 1 segundo a 10 minutos. O capacitor poderia até ser aumentado para se obter intervalos maiores.

Mas, como ele usava triac num circuito de controle de fase, conforme mostra a figura 1, ele deveria ser usado apenas com lâmpadas incandescentes.

 

Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito | Clique na imagem para ampliar |

 

Não era um circuito crítico e até hoje pode ser montado usando, por exemplo, um abajur com lâmpada de 15 V incandescente, que ainda pode ser encontrada no mercado.

A montagem, descrita em detalhes incluía a placa de circuito impresso e o modo de se fazer sua conexão diretamente num interruptor de parede comum.

É claro que a preocupação maior que tínhamos com este tipo de projeto, e até hoje temos, está no fato dele ser ligado diretamente à rede de energia, o que poderia ser causa de choques e curtos perigosos. Hoje, em nossos projetos, evitamos que amadores, principalmente muito jovens montem projetos ligados a rede de energia. Optamos sempre que possível pelo uso de fontes de alimentação isoladas que possam ser adquiridas prontas assim como pilhas e baterias.

O projeto fez sucesso e se você quiser vê-lo na integra acesse Luz Desvanescente (ART1687).

 

Para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=E_7QhIAD_DM