O circuito descrito aqui é baseado no meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele pode ser usado para controlar SMA (Shape Memory Alloy) e outras cargas DC em projetos de robótica e mecatrônica.

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

 

   A resistência de uma SMA muda quando é aquecida significa que a corrente proveniente da fonte de alimentação também muda. Essa variação pode causar superaquecimento ou outros problemas. Se o SMA for alimentado por uma fonte de corrente constante, a operação segura pode ser obtida.

   O bloco mostrado pela Figura 1 pode ser usado para manter a corrente constante através de um SMA na faixa de poucos miliamperes a 3 A. O resistor, de acordo com a corrente desejada, é calculado pela seguinte fórmula:

 

R = 1,25 / I

Onde R = resistência de R em ohm

              I = corrente desejada na SMA

 

   Outras fontes de corrente constantes descritas nesta seção podem ser usadas. Em particular, recomendamos o MEC338, que usa um transistor bipolar comum para a tarefa.

 

Figura 1 Fonte de corrente constante.
Figura 1 Fonte de corrente constante.