Quando se trata de circuitos para temporizadores é difícil a escolha de um modelo que se adapte a certas funções específicas. Alguns temporizadores mais simples não são precisos suficientemente e os mais avançados são caros demais para uma pequena aplicação.

O Timer proposto neste artigo, e que pode ser visto na figura 1, fica na faixa intermediária, entre aqueles que são muito simples e, portanto, não confiáveis, e aqueles que são poderosos demais para serem desperdiçados.

 

Figura 1 – Diagrama do timer
Figura 1 – Diagrama do timer

 

 

Neste circuito temos inicialmente uma base de tempo feita com o velho 555, que será responsável pela unidade básica em que será contado o tempo.

A seguir, temos um divisor de frequências programável, feito com base em um único circuito integrado do tipo 4518 (duplo contador de década), e duas chaves seletoras com saídas binárias, ou Thumbheel Switches - como são chamadas normalmente.

Este circuito irá dividir a frequência de entrada pelo número que estiver selecionado nos Thumbheels e, assim, quando as saídas do contador 4518 assumirem um valor igual ao selecionado, obteremos na suas saídas um nível lógico alto.

O nível lógico, obtido então, irá acionar o relé via transistor e bloquear o oscilador da base de tempo para que o relé se mantenha disparado indefinidamente.

Desta forma, para uma base de tempo de um minuto, podemos obter temporizações de qualquer valor inteiro entre 1 e 99 minutos, bastando selecionar o número desejado nos Thumbheels.

A frequência da base de tempo pode ser ajustada no trimpot P1, podendo situar-se entre menos de um segundo até uns 5 minutos aproximadamente, a precisão global do timer irá dependerá unicamente da precisão de ajuste da base de tempo.

Indicando o funcionamento do circuito, temos o LED1, que irá piscar na frequência da base de tempo, e o LED 2, que acenderá após o aciona

O circuito estabilizador de tensão 7806 mantém a precisão da contagem em função das variações da tensão de alimentação.

Para utilizar o temporizador, basta selecionar o número de minutos (para a base de tempo de um minuto) após os quais será acionado o relé.

Na figura 2 temos a placa de circuito impresso por nós projetada para o circuito.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem