Este projeto é de 1977, tendo sido baseado no ART2765 da mesma época, em que descrevemos a montagem de um microamplificador de áudio com transistores. O projeto pode ser adaptado para usar amplificadores mais modernos.

Esta luz rítmica que você não precisa ligar em qualquer ponto do amplificador ou de seu equipamento de som acompanha não só a música como também as palmas, gritos ou vozes ambientes. Utilizando como excitador o micro-amplificador damos duas versões: uma de um canal que "aguenta" até 400 W de lâmpadas coloridas e uma de três canais que ”aguenta" até 1200 W de lâmpadas coloridas.

Animar suas reuniões dançantes, aniversários, ou simplesmente ter um som “incrementado” pode ser muito fácil se você partir do micro--amplificador e acrescentar alguns componentes de baixo custo e fácil obtenção.

A luz rítmica que descrevemos em duas versões apresenta uma grande sensibilidade de modo a poder operar diretamente com o som ambiente. Com isso não é preciso qualquer tipo de ligação com o equipamento de som, ela pode ser instalada longe desse equipamento ou em diversas unidades espalhadas e ainda responde a gritos, palmas e a qualquer tipo de ruído.

O princípio de funcionamento é muito simples de ser entendido mesmo por parte dos que não tenham sólidas bases em eletrônica. Um microfone que capta o som ambiente é ligado ao micro-amplificador.

O som é então ampliado e aplicado a um circuito de comando de lâmpadas que tem como base um dispositivo semicondutor denominado SCR (diodo controlado de silício).

Esse dispositivo de comando faz as lâmpadas acenderem apenas acompanhando as variações de som. Assim, na versão de um canal, as lâmpadas piscarão simultaneamente acompanhando o ritmo. Na versão de três canais teremos três conjuntos de lâmpadas que piscarão com os graves, com os agudos e com o ritmo (figura 1).

 

Figura 1 – O aparelho
Figura 1 – O aparelho

 

 

O micro-amplificador neste circuito é alimentado por pilhas comuns com uma tensão de 6 V, enquanto que o setor das lâmpadas pode ser alimentado por uma tensão de 110 ou 220 V conforme a rede local. o SCR que recomendamos permite um controle de corrente de até 4 A, o que representam 440 W na rede de 110 V e 880 W na rede de 220 V. (10 lâmpadas coloridas de 40 W na rede de 110 ou 20 lâmpadas coloridas de 40 W na rede de 220 V).

De modo a se ter um equilíbrio perfeito do piscar das lâmpadas com o nível de música as duas versões são dotadas de um controle de sensibilidade. Na segunda versão temos ainda ajustes individuais para a separação dos sinais.

 

VERSÃODE UM CANAL

Na versão de um canal teremos um único conjunto de lâmpadas que piscarão simultaneamente acompanhando o ritmo da música ambiente. Além da plaquinha de circuito do micro-amplificador montado, para esta versão você necessitará do seguinte material:

1 potenciômetro de 100 k ohms com chave.

1 transformador de saída para válvulas (ver texto).

1 SCR do tipo C106 ou MCR106 para 200 V se a sua rede for de 110 V ou para 400 V se sua rede for de 220 V.

1 diodo do tipo 1N4004 ou BY127.

1 suporte para 4 pilhas médias ou grandes.

1 resistor de 47 k ohms (amarelo, violeta, laranja) (ver texto).

1 microfone de cristal ou cápsula de cristal para microfone.

1 rabicho de alimentação (cabo com tomada).

1 tomada para ligação do conjunto de lâmpadas.

1 ponte de terminais (ver figura da disposição dos componentes).

- lâmpadas coloridas à vontade!

Para esta versão o resistor R3 deve ser de 10 ohms 1/8 W (marrom, preto, laranja).

Na figura 2 temos o diagrama completo desta versão da luz rítmica mostrando que há um isolamento entre a parte de alta-tensão e a de baixa tensão.

 

Figura 2 – Diagrama completo
Figura 2 – Diagrama completo

 

 

O microfone de cristal ou a sua cápsula pode ser fixado na própria caixinha que alojará o conjunto, na qual existirá uma abertura para a captação do som, conforme sugere a figura 3.

 

Figura 3 – Sugestão de caixa
Figura 3 – Sugestão de caixa

 

 

Nessa caixa, na sua parte posterior é fixada a tomada ou conjunto de tomadas para a ligação das lâmpadas. Observe sempre que a potência total das lâmpadas não deve superar o máximo suportado pelo SCR.

O SCR para o caso de operação com carga superior a 50 W, ou seja, com mais de uma lâmpada deve ser dotado de um irradiador de calor.

Esse irradiador consiste numa chapa de alumínio de pelo menos 5 x 10 cm a qual pode ser dobrada conforme sugere a figura 4.

 

Figura 4 – A montagem
Figura 4 – A montagem

 

 

O SCR é fixado por meio de um parafuso nesse irradiador o qual não deve fazer contacto elétrico com nenhum outro componente e ser totalmente isolado da caixa do aparelho se esta for de metal.

Para facilitar os leitores não habituados a leitura de diagramas damos a disposição real dos componentes na figura 4.

O transformador utilizado é do tipo empregado na saída de áudio de aparelhos à válvulas.

São recomendados para esta aplicação transformadores de 1k de impedância de primário e 8 ohms de impedância de secundário. Os transformadores para válvulas 6AQ5, 6V6, 50C5 podem ser usados. Observe a posição dos enrolamentos na sua ligação.

 

FUNCIONAMENTO E AJUSTES

Completada a montagem confira todas as ligações e se tudo estiver em ordem faça o seguinte:

a) Coloque as pilhas no suporte para a alimentação do micro-amplificador.

b) Ligue na tomada de alimentação do aparelho uma ou mais lâmpadas incandescentes coloridas em potência que não supere o recomendado.

c) Ligue o cabo de alimentação na tomada.

d) Coloque a uma distância de aproximadamente 20 cm do microfone um radinho portátil ligado a médio volume, ou então coloque seu gravador para tocar a mesma distância em volume médio.

e) Ligue o micro-amplificador por meio de seu potenciômetro e abra todo o volume. As lâmpadas em determinado instante devem piscar no mesmo ritmo que o som do rádio ou gravador.

Se a sensibilidade do aparelho for pequena e as lâmpadas piscarem somente com o rádio muito perto do microfone, existem duas possibilidades a serem analisadas: o microfone de cristal encontra-se úmido, devendo ser substituído por um que esteja em boas condições ou ainda o SCR não está sendo excitado convenientemente caso em que o resistor de 47k ohms deve ser substituído por um de valor menor:

Em funcionamento, ajuste no potenciômetro a sensibilidade que resulte nos efeitos desejados.

 

VERSÃO DE DOIS CANAIS

Nesta versão de dois canais teremos três conjuntos de lâmpadas cada qual piscando com um tipo de som: graves, agudos e ritmo. Além da plaquinha de circuito impresso com o micro-amplificador montado você precisará do seguinte material:

1 potenciômetro de 100 k ohms com chave.

3 trimpots de 47k

3 resistores de 22k x 1/4 W (vermelho, vermelho, laranja).

6 diodos do tipo 1N4004 ou BY127.

3 SCRs do tipo C106 ou MCR106 para 200 V, se sua rede for de 110 V ou para 400 V se sua rede for de 220 V.

2 transformadores de saída para válvula ( ver texto).

1 capacitor de 22 nF (poliéster ou cerâmica).

1 microfone de cristal ou cápsula de cristal.

1 suporte para 4 pilhas médias ou grandes.

1 rabicho de alimentação.

3 tomadas para ligação dos três conjuntos de lâmpadas.

1 ponte de terminais (veja figura da disposição dos componentes).

3 conjuntos de lâmpadas incandescentes coloridas (máximo de 10 lâmpadas de 40 W por conjunto na rede de 110 V e máximo de 20 lâmpadas por conjunto na rede de 220 V).

3 dissipadores de alumínio para os SCRs.

Na figura 5, temos o diagrama completo do sistema de luzes rítmicas de 3 canais.

 

Figura 5 – Diagrama completo
Figura 5 – Diagrama completo

 

 

Observe o montador que o potenciômetro de 100 k atua como um ajuste de sensibilidade enquanto que os 3 trimpots servem para determinar a sensibilidade de cada canal aos graves, agudos- e ao ritmo.

Na figura 6, temos a disposição dos componentes e as ligações na placa do micro-amplificador para facilitar os leitores que não tenham prática na interpretação de diagramas.

 

Figura 6 – Aspecto da montagem
Figura 6 – Aspecto da montagem | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Observe cuidadosamente a posição dos SCRs, dos diodos, e dos transformadores, pois Os dissipadores de calor dos SCRs, consistem em placas de alumínio de pelo menor 5 x 10 cm dobradas de modo conveniente.

Essas placas devem manter-se isoladas de qualquer ponto do circuito e da caixa que aloja o aparelho, principalmente se esta for metálica.

Nossa sugestão para montagem, é uma caixa em que na parte frontal fique o potenciômetro de controle de sensibilidade e o microfone. Na parte posterior ficarão as três tomadas onde serão ligados os conjuntos de lâmpadas coloridas. Veja na versão de 1 canal a nossa sugestão para a montagem na figura 3.

 

FUNCIONAMENTO E AJUSTES

Completada a montagem.confira todas as ligações. Estando tudo em perfeita ordem, para colocar seu conjunto de lâmpadas para funcionar proceda do seguinte modo:

a) Coloque as pilhas no suporte para a alimentação do micro-amplificador.

b) Ligue uma ou mais lâmpadas coloridas nas tomadas de saída do aparelho.

c) Ligue à tomada da rede local, o aparelho.

d) Coloque a uma distância de aproximadamente 20 cm do microfone um radinho portátil ou gravador ligado à médio volume.

e) Ligue o micro-amplificador acionando seu potenciômetro e abra todo o seu volume. Os conjuntos de lâmpadas deverão começar a piscar com as variações do som produzido pelo rádio ou gravador.

 

Separadamente ajuste então os trimpots para que haja separação dos sons com que as lâmpadas piscam. Para esta finalidade, aproxime ou afaste o radinho ou gravador do microfone até que as lâmpadas não fiquem nem completamente acesas (saturação) ou nem completamente apagadas (falta de excitação).

Neste ponto, ajuste os trimpots conforme desejar.

Uma vez ajustados os trimpots para perfeita separação, ao usar o aparelho bastará regular seu funcionamento por meio do potenciômetro de 100 k.