Em seu Application Note AND8242/Q a On Semiconductor (www.onsemi.com) descreve o projeto de um adaptador para a rede de energia que fornece uma saída de 19 V com correntes até 3 A. Nesse artigo fazemos um resumo do que o leitor pode encontrar nesse documento, o qual pode ser baixado no formato PDF no site da empresa.(2008)

O projeto apresentado no Application Note se baseia no microcontrolador NCP1271, uma versão da ON para circuitos PWM chaveados de freqüência fixa que operam no modo chaveado.

Esse controlador possui Soft-Skip ajustável para operação em standby com baixo nível de ruído audível, partida de alta tensão integrada para economizar energia em standby, e detecção de falha por sobrecarga baseada em timer.

Nesse artigo, descrevemos um circuito-exemplo que opera numa versão de 63 kHz, com topologia flyback. O rendimento do circuito é de 85% para uma entrada universal de 85 V a 230 Vac, e com cargas pesadas o rendimento é da ordem de 73%. Os principais destaques desse circuito são:

 

• Topologia

Modo de operação CCM/DCM Flyback, com freqüência fixa, controle por modo de corrente, filtragem para evitar EMI, softstart incluída, proteção contra curto-circuito na saída e partida de alta tensão integrada.

 

• Condição de Standby

Operação Soft-skip – nível de saída ajustável para otimizar o consumo na condição standby. O ruído audível é reduzido através de processo patenteado.

 

• Condição de Falha

Partida com duplo “hiccup” que minimiza a dissipação no modo de falha e permite que a aplicação se recupere quando a falha é removida.

Na figura 1 temos então o diagrama da aplicação que está disponível na forma de uma placa de demonstração.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 2 temos um gráfico em que é plotada a eficiência desse circuito em função da potência de saída.

 


 

 

 

Outros destaques desse circuito são seu baixo consumo sem carga que é menor do que 100 mW em 230 V, sua eficiência excelente com cargas leves e sua proteção contra curto-circuito que e ativada com menos de 100 W para qualquer tensão de entrada.

Na documentação da ON Semiconductor, o leitor também vai encontrar referências a diversos outros Application Notes que podem ser usados para a realização de projetos semelhantes.

Também encontramos no Application Note detalhas para a elaboração da placa de circuito impresso que permite a implementação do adaptador AC e que corresponde justamente à placa de demonstração.